Bubista diz que David Moreira tem capacidade suficiente para integrar o plantel principal
David Moreira, 21 anos, é mais uma pérola da formação do leão e viveu uma temporada de 2024/25 verdadeiramente alucinante, com uma parte da época nos sub-23 do Sporting, outra pela equipa B pela qual garantiu a ascensão à Liga 2, a primeira internacionalização por Cabo Verde, a estreia pelo conjunto principal na final da Taça de Portugal diante do Benfica e o epílogo com a renovação de contrato até 2028, com mais um ano de opção, ato noticiado em primeira mão por A BOLA em meados de maio e que foi concretizado na semana passada.
Ala esquerdo, de 21 anos, acertou prolongamento de contrato com os leões até 2028 (com mais um ano de opção). «Sinto-me feliz porque vou continuar no clube onde cresci. É a segunda casa para mim», desabafou
E nos poucos minutos em que esteve em campo na Taça, pois entrou já no prolongamento para o lugar de Maxi Araújo, esteve em plano de destaque ao cortar uma bola que ia para Di María, ao progredir com ela e lançando o ataque que culminou no terceiro golo dos leões, da autoria de Trincão.
Todos os dados apontam para que esteja na pré-temporada da turma liderada por Rui Borges e A BOLA foi tentar conhecer melhor o esquerdino numa conversa exclusiva com o selecionador de Cabo Verde, Pedro Brito, 55 anos, mais conhecido no mundo do futebol por Bubista, que em Portugal, enquanto jogador, representou o Estoril em meados da década de 90 e passou toda a tarde de sábado em trabalho a assistir à final do Campeonato Nacional daquelas ilhas, entre o Boavista da Praia e o Palmeira. «Com trabalho e dedicação tem condições para ter lugar na primeira equipa do Sporting», garante. No entanto, alerta para os obstáculos que enfrentará. «Obviamente que o seu clube é bicampeão nacional de Portugal e só por isso as dificuldades serão muitas, mas é um patamar possível de alcançar para ele», assegura.
Depois de se ter estreado pela equipa principal dos leões, foi internacional pela primeira vez
Apesar de ser lateral-esquerdo de raiz, David Moreira começou a temporada a jogar no meio-campo, recuou para central e posteriormente para a faixa esquerda do setor mais recuado. «Tem muito boa técnica e percebe muito bem o jogo. É um atleta trabalhador, concentrado e muito disciplinado, cumprindo em diversas posições», atesta Bubista.
Pedro Brito, 55 anos, é o selecionador de Cabo Verde (Foto IMAGO)
A maioria dos jogadores da seleção de Cabo Verde, que está a disputar a qualificação da zona africana para o Mundial- 2026, joga em Portugal, razão pela qual Bubista acompanhou de perto a evolução de David Moreira. «Temos seguido o seu crescimento e ficámos muito contentes com a sua prestação durante a época, que culminou com a participação pela primeira equipa do Sporting na final da Taça de Portugal. Este período coincidiu, também, com a sua primeira convocação para a seleção de Cabo Verde. É um jogador jovem que vai ser muito importante para nós, que estamos na luta por um objetivo importante», frisa.
A finalizar, Bubista destaca as qualidades fora de campo de David Moreira. «É muito bom rapaz, com bons princípios e muito bem educado», refere.
Portanto, dia 1 de julho, quando os leões se apresentam ao trabalho, é o primeiro dia do resto de David Moreira, em busca do sonho de garantir um lugar na equipa A.
O SUPORTE FUNDAMENTAL DUMA FAMÍLIA QUE SEMPRE O APOIOU
David Moreira tem a família como suporte fundamental na sua vida e os pais sempre fizeram questão de o acompanhar em todas as etapas. Prova disso é que é natural de Setúbal e ali residente, começou o percurso no Sporting com apenas cinco anos em Lisboa, no pólo do Estádio Universitário da capital e estes nunca falharam em toda a logística inerente aos seus primeiros passos futebolísticos. Aliás, prova disso é que fez questão que os progenitores, bem como o irmão, o acompanhassem quando oficializou a renovação de contrato até 2028, numa prova de confiança que lhe foi concedida pela administração da SAD, com a anuência do treinador Rui Borges, nas suas qualidades. Os estudos também não foram descurados, ou não fosse a mãe professora do ensino básico e o irmão estar a tirar um mestrado em história.
David Moreira fez questão de se acompanhar pela família quando renovou contrato (Foto Sporting CP)
David Moreira ainda foi internacional pelas camadas jovens de Portugal mas chegado à idade sénior optou por representar o país dos pai, Cabo Verde, tendo-se estreado a 29 de maio, num particular diante da Malásia, que terminou empatado a uma bola. A mãe, por sua vez, é natural de Timor Lorosae,