SC Braga: Simon Banza atravessa a maior seca da temporada
Simon Banza. Foto: DR

SC Braga: Simon Banza atravessa a maior seca da temporada

NACIONAL30.04.202417:35

Avançado da República Democrática do Congo não marca há quatro jogos consecutivos; SC Braga necessita do melhor Banza para um final de época complicado; objetivo do terceiro lugar é o único pensamento

Simon Banza atravessa o maior período sem marcar golos na presente temporada do SC Braga. O avançado, de 27 anos, está há quatro jogos consecutivos sem faturar e anteriormente apenas tinha passado dois períodos de três partidas sem conseguir fazer balançar as redes adversárias. Sendo uma mera coincidência, pois o estilo de jogo não mudou assim tanto, esta seca acontece com a saída de Artur Jorge e a entrada do técnico interino Rui Duarte.

Uma travessia no deserto que não se antevinha, até porque desde que voltou do Campeonato Africano das Nações, no qual representou a seleção da República Democrática do Congo, Banza parecia estar numa missão: conquistar A BOLA de prata. Desde o seu regresso, só não marcou no nulo registado na deslocação ao reduto do Rio Ave, tendo apontado uns incríveis nove golos, em oito partidas. Pelo caminho ainda bisou em duas ocasiões, na receção ao Boavista (jornada 23) e em Portimão (27.ª ronda).

O ponta-de-lança está a perder terreno para Viktor Gyokeres, do Sporting, no topo da lista dos melhores marcadores do campeonato, continuando com os 21 que tinha desde a jornada 27. Enquanto isso, o avançado sueco dos leões fez quatro golos e já leva 26. Aliás, Banza tem de preocupar com Rafa Mujica, do Arouca, que vem logo atrás de si com 20 tentos na Liga.

Os guerreiros necessitam do seu goleador no máximo esplendor, pois teoricamente têm o calendário mais complicado das três equipas que estão na luta pelo lugar no pódio do campeonato. O SC Braga recebe, este domingo, o Casa Pia - a quem Banza marcou na primeira volta -, depois segue-se o dérbi minhoto com o V. Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques, e a receção ao FC Porto para terminar a época.

Os arsenalistas somam 62 pontos, sendo que os azuis e brancos estão a somente um ponto de distância (63) e ainda há confronto direto, tal como com o Vitória, que vem logo atrás, com 60 pontos.