Santa Clara quer divulgação de áudios de lances polémicos contra Sporting e Rio Ave
Kostoulas e Gabriel Silva no Rio Ave-Santa Clara (Fernando Veludo/Lusa)

Santa Clara quer divulgação de áudios de lances polémicos contra Sporting e Rio Ave

NACIONAL18.04.202519:37

Açorianos defendem que ausência de árbitros lusos no Mundial de Clubes reflete saúde da arbitragem nacional

O Santa Clara solicitou a divulgação dos áudios do VAR em lances polémicos nas duas últimas jornadas, frente a Sporting (0-1) e Rio Ave (1-1). Em comunicado, os açorianos defendem ser «importante» ter conhecimento do «conteúdo da conversa entre Sérgio Guelho (árbitro) e Carlos Macedo (VAR) ao minuto 45+3, após carga de Tiknaz sobre Lucas Soares» e «as palavras trocadas entre os dois referidos elementos da equipa de arbitragem ao minuto 76’, após lance entre Abbey e Calila».

Ambos os lances aconteceram quando o Santa Clara já estava em desvantagem, depois de André Luiz ter inaugurado o marcador a favor dos rioavistas aos 25',

As queixas do Santa Clara não se esgotam no duelo desta sexta-feira frente aos rioavistas e estendem-se à receção do último sábado ao Sporting (0-1). Os açorianos sublinham a «relevância da troca de impressões entre o árbitro Cláudio Pereira e o VAR Hélder Malheiro», após um lance entre Eduardo Quaresma e Matheus Pereira na área leonina, ainda com 0-0 no marcador.

«Confiamos na competência do novo presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Luciano Gonçalves, na esperança de que possa intervir na melhoria da arbitragem portuguesa, que por sinal não terá qualquer representante no Mundial de Clubes. Tal facto não será alheio ao que se vem passando no futebol nacional» reforçaram os açorianos» reforçaram os açorianos, descontentes com as últimas atuações das equipas de arbitragem.

A SAD dos açorianos manifesta preocupação e exige «respeito e responsabilidade» para a reta final do campeonato, na qual os comandados de Vasco Matos discutem a qualificação europeia.