Rui Borges foi duro com o plantel: a mensagem passada aos jogadores

NACIONAL09.02.202510:00

Treinador não gostou da falta de equilíbrio emocional após o clássico com o FC Porto e internamente pediu mais «cabeça fria» ao grupo. Revolta (silenciosa...) pela arbitragem. Oito expulsões nas últimas cinco deslocações ao Dragão

Rui Borges não gostou de todos os incidentes que ocorreram nos instantes finais da partida do Dragão e passou uma mensagem dura ao plantel. Não pela exibição (e resultado...) que manteve o Sporting no topo da tabela, mas, sobretudo, pela falta de equilíbrio emocional revelada por alguns jogadores com consequências negativas para a equipa já na próxima jornada, em Alvalade, diante do Arouca, com as expulsões de Diomande e Matheus Reis. Em lances que o técnico entendia serem perfeitamente evitáveis e que vão penalizar a curto prazo um plantel que é curto e tem sido muito afetado com constantes lesões e paragens de jogadores.

Todo o discurso na ressaca pós-Dragão, ao que A BOLA apurou, foi mesmo nesse sentido. De irritação, muitos avisos para o futuro, com constantes apelos à «cabeça fria» dos jogadores em momentos de maior tensão. Uma mensagem clara quando entramos numa fase determinante da temporada. Rui Borges, apesar de gostar da atitude dos jogadores, nomeadamente na primeira parte, a exibição acabou por ser manchada por essas duas expulsões, no último suspiro do jogo, que fragilizam o plantel para os confrontos que se avizinham.

Rui Borges quer a equipa mais tranquila e serena numa fase de decisões da temporada (MIGUEL NUNES)

O incidente e expulsão de Diomande

A arbitragem de João Pinheiro não agradou ao universo leonino, porém, esse não foi tema abordado dentro de portas. E a renovada estrutura forte dos leões, após as entradas de Bernardo Palmeiro e Flávio Costa, à imagem do que aconteceu com Rui Borges no final do encontro, não tomou qualquer posição pública. O foco está na recuperação da equipa e na partida com o Dortmund, da Liga dos Campeões, da próxima terça-feira.

O incidente e expulsão de Matheus Reis

Certo é que as últimas deslocações ao Dragão têm sido marcadas pelo vermelho. Nas últimas cinco visitas do Sporting ao reduto do FC Porto, para a Liga, contas feitas, foram... oito (!) expulsões. Quase todas elas, curiosamente, ocorreram nos minutos finais. Diomande e Matheus Reis foram os últimos e juntam-se a Porro (expulso em duas ocasiões), Marcus Edwards, Coates, Palhinha e Bruno Tabata. Uma extensa lista de cartões vermelhos e episódios polémicos que se repetiram na última sexta-feira.

MULHER DE MATHEUS REIS CRITICA

Os jogadores não apontaram o dedo ao árbitro João Pinheiro no final, mas houve críticas... indiretas, como foi o caso de Jack Rodrigues, mulher de Matheus Reis, que recorreu à conta de Instagram para reagir. «Gostaria de parabenizar o juiz pela atuação brilhante. Não é todo dia que se vê uma arbitragem tão inovadora, onde as regras parecem ser adaptadas conforme a conveniência do momento. Espero que no futuro possamos presenciar mais dessa sua habilidade em transformar o futebol num espetáculo totalmente previsível», pode ler-se na mensagem partilhada pela mulher do defesa de 29 anos.