Quarta eliminatória da Taça de Portugal: Portimonense tenta vingar os 6-1 frente ao SC Braga
Braga defronta o Portimonense nesta fase da Taça de Portugal. Foto: IMAGO/Atlantico Press

ANTEVISÃO Quarta eliminatória da Taça de Portugal: Portimonense tenta vingar os 6-1 frente ao SC Braga

NACIONAL25.11.202308:00

Está de volta a festa da Taça e, este sábado, há vários jogos para acompanhar

Está de volta a Taça de Portugal, a competição do futebol profissional português mais antiga ainda em disputa. Após duas semanas de pausa para os jogos de seleções, o futebol de clubes volta com os dezasseis avos de final de uma das competições mais acarinhadas e acompanhadas em solo português.

Vitória SC - Vilaverdense

O Vitória de Guimarães defronta o Lank Vilaverdense, e vai tentar provar a sua (teórica) superioridade em campo. Os vitorianos encontram-se em sexto lugar na Liga Portugal e num bom momento de forma, ao contabilizarem três vitórias nos últimos cinco jogos para o campeonato. Os vencedores da edição 2012/2013 da Taça de Portugal venceram a única partida que disputaram até agora para a competição este ano – 3-1 contra o Moncarapachense –, e Álvaro Pacheco quererá levar o histórico clube a saborear o levantar do troféu novamente. 

Por outro lado, o Vilaverdense quererá continuar a provar que a sua subida de divisões não aconteceu por obra do acaso. Depois do investimento feito pelo grupo canadiano Lank, o clube do Norte quererá consolidar a sua posição nos clubes a ter em conta. Apesar de ocupar a 18ª posição da segunda liga portuguesa (com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos para a competição), a equipa liderada por António Barbosa venceu os dois encontros que disputou para a Taça: o primeiro por 5-0 contra o Ponte, e o segundo por 3-2 contra o Farense, um clube da primeira divisão (o que poderá dar alento e esperança ao clube de Braga).

Portimonense - SC Braga

Encontro entre clubes da primeira divisão: Portimonense recebe Braga no Estádio Municipal de Portimão, e tentará contrariar a tendência dos últimos encontros entre os dois: os alvinegros não vencem os arsenalistas desde 1990.

A equipa algarvia encontra-se na 10ª posição da Liga Portugal, com três vitórias nos últimos cinco jogos para a competição, tendo derrotado o Covilhã por 4-1 na eliminatória anterior da Taça. A equipa treinada por Paulo Sérgio vai tentar frustrar as ambições do Braga, que pretende acumular mais títulos ao seu palmarés.

Já os arsenalistas, que venceram o troféu na temporada 2020/2021, encontram-se em 4º lugar na Liga, com quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos para a primeira divisão, e derrotaram o Rebordosa por 2-0 na única eliminatória que disputaram para a Taça esta época. A equipa de Artur Jorge tentará dar boa continuidade ao que tem apresentado no campeonato e na Liga dos Campeões, para seguir em frente na Taça.

Nacional - Casa Pia

O Casa Pia vai deslocar-se até ao Funchal para defrontar o Nacional. Os lisboetas ocupam o 15º lugar na Liga Portugal, e vêm de quatro derrotas nos últimos cinco jogos para a competição, vendo neste jogo a oportunidade ideal de contrariar o momento de forma que vivem. A equipa de Pedro Moreira já se tinha deslocado às ilhas – desta feita, ao Açores – para defrontar o Rabo de Peixe na eliminatória anterior, tendo vencido o jogo por 2-0.

O Nacional desceu de divisão depois da época 2020/2021, e quer provar que pertence à elite portuguesa. A equipa da Madeira tem três vitórias e dois empates nos últimos cinco jogos na Liga SABSEG, e ocupa a segunda posição. Os pupilos de Tiago Margarido derrotaram o Portosantense por 4-2 e o Mirandela por 6-1 para conseguirem chegar a esta fase da competição.

As duas equipas defrontam-se pela décima primeira vez, com o Casa Pia a ter vencido apenas em três ocasiões e o Nacional a levar a vitória nos outros sete jogos disputados.

Serpa - Gil Vicente

O Gil Vicente defronta o Serpa em Beja, e é obviamente o favorito no papel. A equipa alentejana disputa a Série D do Campeonato de Portugal – encontrando-se em 13º lugar –, e teve de passar por 3 eliminatórias até chegar a esta fase: venceu o Padernense Clube por 2-1 após prolongamento; venceu o CD Gouveia por 2-1; e, por último, após um empate a zero, eliminou o Pêro Pinheiro nas grandes penalidades (8-7). A equipa de José Mauro Santos vai tentar continuar a surpreender este sábado.

Em contraste, o Gil Vicente, que milita na Liga Portugal, precisou apenas de ganhar um encontro para chegar a esta fase da competição (vitória por 2-1 frente ao Belenenses), mas nem por isso deve encarar a partida de forma leviana: a equipa treinada por Vítor Campelos ocupa a 11ª posição na Liga, com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos para a competição.

Penafiel - Vitória FC

Penafiel – Vitória FC é um jogo que, há uns tempos, teria representado um embate entre equipas a militar no mais alto escalão profissional.

O Penafiel encontra-se em 16º na Liga 2, e regista duas vitórias e três empates nos últimos jogos para a competição. A equipa comandada por Hélder Cristóvão venceu o Santa Maria por 3-0 na eliminatória anterior, tendo, antes disso, derrotado o Valadares Gaia nas grandes penalidades (4-2) após um empate a uma bola durante o encontro.

Já o Vitória de Setúbal, vencedor da Taça em três ocasiões, encontra-se atualmente em segundo lugar na Série D do Campeonato de Portugal, e conta com três vitórias e dois empates nos últimos jogos. José Pedro tentará levar a sua equipa à fase seguinte, depois de ter eliminado o Leixões nas grandes penalidades (4-3 após um empate a uma bola durante o encontro) e derrotado o Sanjoanense por 1-0.

Os dois clubes são históricos do futebol português, tendo-se defrontado em 37 ocasiões, com o Penafiel a levar a melhor por 10 vezes e o Vitória 18.

Canelas 2010 - Marítimo

Por fim, o Canelas 2010 recebe o Marítimo. O clube do Norte disputa a Liga 3 Série A, encontrando-se em quarto lugar, e vai medir forças contra a equipa açoriana depois de ter derrotado o Fontinhas por 5-0 e eliminado o GD Chaves nas grandes penalidades (5-3) após um empate a zero. A equipa liderada por Pedro Lomba tem duas vitórias nos últimos cinco jogos na Liga.

Por outro lado, o Marítimo tem mais motivos para sorrir. A equipa dos Açores ocupa o quinto lugar da Liga 2, embora tenha apenas duas vitórias nos últimos cinco jogos (na liga onde compete). Para chegar a esta fase, os jogadores treinados por Manuel Tulipa derrotaram o Fabril Barreiro por 3-1 e o Mortágua FC por 4-1.