Paulinho a festejar golo com a camisola do Toluca
Paulinho a festejar um golo (Foto Toluca/X)

Paulinho marcou, mas foi o gesto de 'fair play' que deu que falar (vídeo)

Avançado português elogiado por salvar adversário da expulsão

Paulinho a marcar na liga mexicana não é novidade e voltou a fazê-lo, abrindo caminho à vitória do Toluca sobre o Santos Laguna (2-1). Por isso, não foi o golo apontado que o tornou protagonista do jogo da 14.ª jornada do Torneio Clausura, mas sim um gesto de fair play que correu o mundo e inundou o avançado português de elogios.

O momento marcante foi registado aos 87 minutos, com 2-1 no marcador — Paulinho (39') e Marcel Ruíz (45+2') faturaram para os anfitriões, Javier Guémez reduziu aos 66'. Vantagem mínima, duelo tenso, tudo em aberto. Foi nessa altura que o autor do único golo dos visitantes teve uma entrada sobre o ex-Sporting e viu o árbito dar-lhe ordem de expulsão.

A ganhar, o Toluca poderia ficar mais descansado perante um adversário que via as hipóteses de chegar ao empate não só condicionadas pelo tempo mas pelo reduzido número de jogadores, no entanto o que se seguiu foi um momento pouco visto no futebol: Paulinho aproximou-se do árbitro Luis Enrique Santander, trocou com ele algumas palavras e, terminada a conversa, o juiz da partida fez sinal de anulação do cartão vermelho, substituindo-o pelo da cor amarela.

O ponta de lança de 32 anos terá dito ao árbitro que a entrada não tinha sido intencional e que se encontrava bem fisicamente, o que levou à mudança de decisão, um gesto aplaudido pela Imprensa, incluindo o jornal Marca, que destacou a atitude comovente do português num universo tantas vezes marcado por simulações e polémicas: «Obrigado, Paulinho. Pelo golo. Pelo exemplo. Por nos recordares que a verdadeira vitória, às vezes, é fazer o correto.»

Sugestão de vídeo:

Responde a acusações de que Toluca depende do avançado
0 seconds of 3 minutes, 24 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
03:24
03:24