Papa Leão XIV prefere Cristiano Ronaldo a Messi
Disciplina e exigência do avançado português valorizados por Robert Prevost
Apesar de ser mais adepto de ténis, beisebol e basquetebol, o Papa Leão XIV não passa ao lado do futebol, tendo palavra a dizer em relação ao maior duelo de protagonistas dos últimos anos, como revela esta sexta-feira a agência Lusa.
«No futebol, o padre Robert Prevost gostava muito dos argentinos, mas entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo preferia o jogador português. Valorizava a disciplina, a constância e o facto de Cristiano Ronaldo se exigir mais para conquistar. Destacava no jogador português o trabalho, a paciência e o esforço por ir de menos a mais», conta à Lusa José María Nuñez, que foi acólito de Robert Prevost quando este era arcebispo — liderou a diocese de Chiclayo, no Peru, entre 2014 e 2023.
As referências a Portugal não se esgotam no reconhecimento dos valores do internacional luso. O novo líder da Igreja Católica também tem outra referência, José Tolentino de Mendonça, além de ler na língua de Camões, como disse à Lusa Patricia Campos, reitora da Universidade Católica Santo Toribio de Mogrovejo, no Peru.
«Há alguns anos, de uma das minhas viagens ao Brasil, trouxe uns livros escritos em português pelo cardeal Tolentino. Eu estudei no Brasil. Então, como falo e leio em português, trouxe os livros na língua original, mas não tinha conhecimento sobre se ele sabia português. Então, disse-lhe que Tolentino deve ser lido em português. Ele respondeu-me: 'Em português? Sim, eu leio'. E pediu-me os livros para ler na língua original», revelou.
Sugestão de vídeo: