Pablo exibe a mão direita com três dedos (tantos quantos os golos que marcou ao Boavista) em riste
Pablo, avançado do Gil Vicente,fez, aos 21 anos, primeiro 'hat trick' na carreira (Foto: A BOLA)

MAIS VALIOSO Pablo pôs galos a cantar três vezes e Gil Vicente já respira um pouco melhor

FUTEBOL04.04.202509:45

Avançado brasileiro de 21 anos apontou primeiro ‘hat trick’ da carreira diante do Boavista, obtendo assim o triunfo semanal

Desde 19 de janeiro, quando bateu o FC Porto (3-1), que o Gil Vicente não vencia para a Liga. Mas dois meses e meio depois e nove jornadas decorridas os galos voltaram a cantar graças ao hat trick (oitavo na prova) apontado no Bessa em tão-só 10 minutos (!) por Pablo, 21 anos, e O jogador mais valioso de A BOLA da jornada. Nascido em Braga onde jogava o pai Pena — ligado ao FC Porto, entre 2000 e 2005, pelo qual conquistou a BOLA de Prata em 2000/2001 mas cedido entre 2002 e 2005 a Estrasburgo, SC Braga e Marítimo —, fez a formação no Famalicão, alinhando pelo onze principal nas três últimas épocas (28 jogos e dois golos). Cedido ao Paços de Ferreira, da Liga 2, na segunda metade de 2023/2024 e agora aos gilistas, fez o 13.º jogo na prova (quarto como titular) e depois de se estrear a marcar, curiosamente no triunfo sobre os dragões, o seu primeiro hat trick deixa os galos a respirar um pouco melhor nas contas da manutenção.

Destaque também para dupla com idêntico registo: Gyokeres e Akturkoglu, presentes nos três golos das suas equipas ao marcarem por duas vezes e fazerem uma assistência; e Telmo Arcanjo, o melhor em campo em Moreira de Cónegos, onde bisou no empate vimaranense.

Referência ainda para Racic e Ricardo Horta, ambos com golo e assistência na vitória bracarense; os passes decisivos de Leonardo Lelo nos dois golos da vitória do Casa Pia; e Rodrigo Mora, autor do golaço do triunfo portista na Amoreira.

Regressado em pleno depois da gestão imposta por problemas físicos, Gyokeres vê dilatar-se a vantagem no topo da classificação de O jogador mais valioso de A BOLA da Liga, prosseguindo imparável a caminho do segundo triunfo consecutivo neste prémio. E os números recentes, tal como o algodão, não enganam: nos últimos quatro encontros do Sporting, todos concluídos com chapa 3 para os leões, dos 12 golos da equipa o sueco fez sete, somando ainda três assistências e sofreu falta para um dos penáltis que transformou!

Graças aos dois jogos realizados pelo Benfica numa semana (cumpriu-se por fim a deslocação das águias a Barcelos relativa à 24.ª jornada), regista-se a progressão de vários jogadores encarnados, com destaque para Akturkoglu, que saltou para o 4.º lugar, perseguindo Trincão e Kokçu, ainda no pódio mas sem pontuarem nesta ronda.

Destaque para a estreia no top-10 de Pavlidis (7.º) e Ricardo Horta (9.º) — a ocupar finalmente posições que conhece de épocas anteriores — numa jornada na qual se registaram as subidas de Francisco Moura (15.º), Gabriel Batista (16.º) e Leonardo Lelo (17.º). Referência para a entrada nos 30 da frente de Aursnes, Trubin e MT.

Sugestão de vídeo