O presidente leonino, Frederico Varandas, e Viktor Gyokeres estava num braço de ferro e agora o presidente exige multa pesada ao avançado (MIGUEL NUNES)

O que pode acontecer a Gyokeres se faltar aos treinos no Sporting

Advogado e colunista de A BOLA, João Caido Guerreiro, explica o que diz a lei sobre o caso do goleador sueco

Gyokeres anunciou que não comparecia ao treino do Sporting na sexta feira, entretanto o Sporting, de forma inteligente e diplomática, deu-lhe mais um dia de férias.

Gyokeres pode faltar ao treino de hoje, sábado?

«Não pode. Faltar ao treino, sem justificação, é uma infração e cinco faltas injustificadas seguidas ou dez interpoladas são causa suficiente para despedimento com justa causa. Porém, a lei permite justificações várias. Gyokeres pode sempre argumentar com alguma justificação: um problema na família, necessidade de acompanhar um familiar ao médico, etc. A lista das justificações é longa.»

«Mas o jogador anunciou a falta com tempo, e o motivo é que quer ir para o Arsenal. Isso limita as suas justificações. Se ele faltar, o Sporting pode mesmo multá-lo, ou se as faltas continuarem, aplicar sanções mais sérias. Inclusive o despedimento, sem indemnização. Só que isso é o que Gyokeres quer. E o despedimento seria terrível para o Sporting: um ativo financeiro, porque o jogador é um ativo do clube, passaria de valer €65 M, valor da oferta do Arsenal, para valer zero!»

«Por outro lado, para Gyokeres, ficar com a reputação de ser um jogador difícil e complicado não ajuda na sua carreira.»

«Há pois fortes motivos práticos para que se entendam. No futebol, e com as grandes estrelas, as questões não são só jurídicas. Há muito mais para além disso.»

«O Sporting deve recordar que o jogador deu muito ao clube. E Gyokeres deve lembrar-se que sem Sporting não havia títulos nem propostas do Arsenal

Sugestão de vídeo