O início de uma nova era
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) entrou numa nova era, um período marcado pela representatividade de todos os sócios ordinários e agentes que fazem parte da indústria, hoje plasmada num Plano de Atividades e Orçamento para 2025/26.
Disso deu conta o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol em entrevista realizada a assinalar os primeiros 150 dias de mandato e na semana que marcou o arranque da época 2025/26.
Num registo transparente, marca de água desta Direção, e entre outras matérias, Pedro Proença sublinhou a nova era vivida na FPF, vertida, já nesta fase, num Plano de Atividades e Orçamento ambicioso e estruturante, assente na Comunidade do Futebol.
Em final de junho, em sede de assembleia geral, esse documento foi aprovado, de forma unânime, pelos sócios ordinários, numa prova de enorme confiança por parte dos Delegados que compõem a AG.
Na mesma reunião magna, foram aprovadas, também por unanimidade, alterações estatutárias, a maioria impostas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), numa demonstração de responsabilidade por parte dos sócios.
Volvido um mês, o Plano de Atividades e Orçamento está em faz de implementação, de onde de destaca, por exemplo, o Grupo Empresarial da FPF, com sete novas empresas que irão conduzir a FPF a uma nova era: FPF Canal 11, FPF Comercial, FPF Eventos, FPF Fundação, FPF Infraestruturas e FPF Academy.
A FPF é, hoje, uma organização cada vez mais estruturada, onde se trabalha de forma metódica, racional e planeada, sem nunca perder a matriz associativa, da base até ao topo, e o respeito por todos os que construíram o legado da federação e do Futebol português. Um ecossistema empresarial moderno, sempre com ligação emocional reforçada ao Futebol enquanto desporto e espetáculo, um modo de vida que gera uma energia incomparável.
É com este entusiasmo e alegria que partimos para uma nova temporada, com a bola a rolar nos relvados de todo o País a partir desta sexta-feira, em 55 competições organizadas pela FPF, sem esquecer 29 Seleções Nacionais em permanente atividade e a representarem Portugal ao mais alto nível. Boa temporada a todos!
PS — A época 2025/26 de Futebol arrancou com a Supertaça Cândido de Oliveira Betano. Parabéns aos clubes participantes, em particular ao Benfica (por ter sido o vencedor). Assistimos, sem dúvida, a um grande espetáculo, quer ao vivo, num Estádio Algarve cheio, quer na televisão, um espetáculo todo virado para o Adepto, com momentos marcantes, até emocionantes como a homenagem aos irmãos Diogo Jota e André Silva, para sempre connosco.