Manchester United-Liverpool: um duelo histórico para fugir aos adversários
Manchester United e Liverpool encontram-se no jogo grande da Premier League (IMAGO)

ANTEVISÃO Manchester United-Liverpool: um duelo histórico para fugir aos adversários

'Reds' querem escapar à perseguição de Arsenal e Manchester City, 'red devils' lutam pela Europa

O grande clássico de Inglaterra disputa-se este domingo. 20 campeonatos para o United e 19 para o Liverpool mostram o poder dos dois emblemas que se enfrentam, separados por 50 quilómetros. Manchester United e Liverpool defrontam-se em Old Trafford.

Se a história aproxima as equipas, a atualidade só as afasta. O Manchester United ataca esta partida no sexto lugar, à procura de garantir a presença europeia na próxima temporada.

É uma equipa absolutamente caótica quando está dentro de campo. O United desperdiçou duas vitórias na compensação nos últimos dois encontros da Premier League, empatando com o Brentford e perdendo com o Chelsea. Erik ten Hag, porém, mostra satisfação com o processo e garante que para o ano vai continuar a ser treinador principal.

Justiça seja feita, certo é que as lesões têm sido um problema grande para os lados de Manchester. Para esta partida, Lisandro Martínez, Luke Shaw e Malacia estão de fora. Dito isto, a desorganização e falta de intensidade são gritantes, numa equipa que tem, em Kobbie Mainoo e Garnacho a grande esperança para o futuro.

Do outro lado, está o Liverpool. Intensidade, pressão e muita velocidade, são os motes da equipa de Jurgen Klopp, que não terá Diogo Jota nem Alexander-Arnold disponíveis, mas continuará, certamente, a querer manter a grande forma que tem mostrado.

A frente de ataque de Darwin Núñez, Luis Díaz e Mo Salah parece mais oleada que nunca e, no miolo, Mac Allister e Szoboszlai têm-se revelado autênticos craques. É uma equipa mais bem preparada e que deverá, certamente, dominar o jogo, sobretudo na exploração da transição defensiva e no espaço entre o meio-campo e a linha defensiva, duas das grandes lacunas do Manchester United.

Tudo isto dito... vale a pena relembrar que, da última vez que se encontraram, o Manchester United... venceu! O Liverpool já não luta pela FA Cup porque foi eliminado em Old Trafford, numa partida que precisou de prolongamento para os red devils vencerem por 4-3 e avançarem para as meias-finais. É este o poder que têm estes jogos: se a qualidade de jogo de parte a parte é inegavelmente distinta, a forma pouco conta. A história entra sempre em campo, na mente dos jogadores, e é isso que faz dos jogos grandes, isso mesmo: grandes.