)
Guardiola encantado com Hugo Viana: «É o substituto perfeito de Begiristain»
Hugo Viana ainda agora chegou ao Manchester City, mas já convenceu Pep Guardiola. O técnico espanhol mostrou-se muito satisfeito com a escolha do ex-Sporting como futuro diretor desportivo do clube, considerando-o o sucessor perfeito para Txiki Begiristain, que deixará o cargo no próximo verão.
O treinador dos citizens sublinhou a tranquilidade e a postura serena do antigo médio português como traços fundamentais para o novo desafio. «Vai ser muito fácil comunicar e trabalhar em conjunto, muito fácil», afirmou Guardiola em conferência de imprensa.
«Nesses termos, é um substituto perfeito. A forma como falamos, a compostura, é muito à Txiki, não é stressante como eu, por exemplo. Por isso, o equilíbrio é mais calmo e esperamos que ele consiga exprimir-se», acrescentou
Viana, que está a trabalhar ao lado de Begiristain para garantir uma transição tranquila, foi incentivado por Guardiola a trazer novas ideias e perspetivas ao projeto do Manchester City. «Eu disse para esquecer o que fizemos, precisamos da tua visão. Não vieste para seguir o que fizemos no passado. Vamos falar, o que vês na equipa, o que pensas, o que podemos fazer melhor, o que sentes?. As opiniões, quando surgem, são as melhores opiniões. Não quero estar num clube em que seja sempre só o treinador, não é isso que está em causa», considerou.
Ao contrário do que tinha sido inicialmente avançado pelo Sporting em outubro, o antigo médio abandonou a direção desportiva dos leões a 4 de fevereiro, após o fecho do mercado de inverno de transferências, e não no final da temporada.
Ex-FC Porto também agrada a Guardiola
Para além de Hugo Viana, Pep Guardiola também deixou elogios a Nico González e considera que o ex-FC Porto vai melhorar ainda mais depois do regresso de Rodri.
«O Nico tem jogado bem. Tenho a certeza de que, quando o Rodri voltar, vai aprender muito. Ele percebe muitas coisas e vai conseguir porque ouve, tem muita atenção, é incrivelmente concentrado no seu trabalho, é futebol, futebol, futebol e isso é muito importante», começou por dizer, sobre o médio, que trocou a Invicta por Manchester no passado mês de janeiro.
«Já fez muitas coisas boas. Com a bola, é outro jogador que tem de se mexer menos. Não gosto de médios defensivos que se mexem muito, ele tem de ter mais calma na posição, mas tenho a certeza de que vai conseguir», afirmou.
Desde que chegou ao futebol inglês, Nico soma 10 jogos e um golo marcado pelos campeões ingleses.