FC Porto: um mestre da tática
Sérgio Conceição perito em derrotar colossos europeus (foto: GRAFISLAB)

FC Porto: um mestre da tática

NACIONAL22.02.202421:30

Depois de Milan, Juventus, Roma, Atlético Madrid e Chelsea, agora foi a vez de o Arsenal receber autêntica lição do treinador portista; neutralizou poder bélico do ataque da equipa de Arteta; em Inglaterra começa também a ganhar cotação

Sérgio Conceição é um treinador talhados para grandes jogos. No passado recente, já anulou o poderio coletivo e financeiro de Milan, Juventus, Roma, Atlético Madrid e Chelsea — este com a particularidade de se ter sagrado algum tempo depois campeão europeu, no Estádio do Dragão, ao vencer o favorito Manchester City. Desta feita a vítima foi o Arsenal, que chegou ao Porto moralizado com a sequência de cinco triunfos imaculados na Premier League — com um score de 21 golos marcados e apenas dois sofridos —, mas deparou-se com mais uma aula tática do mestre de cerimónias que mora no emblema azul e branco há sete anos.

Com armas totalmente diferentes do opositor, Sérgio Conceição, juntamente com toda a estrutura da equipa técnica, elaborou um plano de jogo que visou neutralizar as peças fulcrais de uma equipa com caráter eminentemente ofensivo e procurou, dentro daquilo que o jogo proporcionou, ferir o Arsenal em momentos de transição para a recuperação de bola.

O FC Porto, na prática, deu sempre a iniciativa aos gunners, defendeu de forma compacta e inteligência e nunca correu risco desnecessários, fazendo, imagine-se, que o Arsenal não tivesse nos 90 minutos e mais os descontos um único remate enquadrado com a baliza à guarda de Diogo Costa.

Sérgio Conceição é um autêntico mestre da tática e de cerimónias, pois convida os adversários e entrar no seu jogo e depois aniquila-os de forma precisa, muito fruto de como os estuda ao mais ínfimo pormenor. Podem apontar-lhe muitos defeitos, mas no campo da tática está um patamar acima da maioria. Lê bem os adversários e deixa-os normalmente KO. Independentemente do que se vier a passar no próximo dia 12 de março em Londres, na partida da segunda mão dos oitavos de final da Champions, há um mérito incomensurável do treinador portista na forma como oferece lições de tática a clubes de maior poder económico. Em Inglaterra elogiam-no e isso faz com que a sua cotação suba em flecha...