FC Porto recorre para o TAD da multa sobre roubo do bar do Estádio da Luz
Dragões recorrem de castigo aplicado pelo CD DA Federação. Foto: IMAGO

FC Porto recorre para o TAD da multa sobre roubo do bar do Estádio da Luz

NACIONAL11.01.202414:51

Dragões foram condenados a pagar 11.424 euros

O FC Porto formalizou o recurso no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) relativamente à sanção imposta pelo Conselho de Disciplina (DC) no processo disciplinar n.º 25 2003/24, que votou os dragões ao pagamento de uma multa de 11.424 euros.

A sanção refere-se ao clássico com o Benfica, disputado no dia 29 de setembro do ano passado, no qual adeptos azuis e brancos, segundo o que foi dado como provado, danificaram uma grade nas imediações do recinto e roubaram bebidas e alimentos de um bar na bancada da Luz afeta aos visitantes.

Sobre a condenação, o acórdão relata os factos sucedidos ao pormenor. «Pelas 20h07, um grupo de adeptos da FCP, enquanto aguardavam controlo de bilhética, revista e sequente autorização para entrarem no recinto desportivo, agarraram algumas grades metálicas, que guardavam e delimitavam a zona do parque de estacionamento do Estádio destinada aos representantes de órgãos de comunicação social, e abanaram-nas repetitiva e violentamente, prejudicando a sua integridade e estabilidade, a ponto de provocarem risco de respetivo colapso, e nas mesmas colaram vários autocolantes. Este comportamento e a necessidade de lhe pôr cobro, motivou a intervenção de agentes da PSP», lê-se sobre o primeiro motivo de multa aos dragões. 

«Pelas 20h10, num dos bares do Estádio, afeto aos setores 28 a 34 da respetiva bancada, do Piso 3, onde se encontravam, exclusivamente, adeptos da FCP, por lhes ter sido reservado o acesso aos mesmos, adeptos da FCP que se evadiram à identificação e detenção pela PSP, subtraíram, com ilegítima intenção de apropriação para si, bebidas e alimentos que aí se encontravam para serem vendidos», consta ainda no acórdão do CD da FPF.