FC Porto apresenta nova equipa técnica, liderada por Francesco Farioli e com Lucho González (Foto FC Porto)

FC Porto: aí está a equipa técnica de Francesco Farioli, com Lucho González

11 anos depois, é oficial o regresso do argentino aos dragões, que revelaram os homens de confiança do técnico italiano nesta nova etapa

Oito elementos de sete nacionalidades diferentes compõem a nova equipa técnica do FC Porto. O italiano Francesco Farioli é o comandante e terá três adjuntos ao seu lado, entre eles Lucho González, que regressa ao Estádio do Dragão mais de 11 anos depois de, enquanto jogador, ter saído do clube que representou em 241 jogos pela última vez.

Além do argentino, o português Lino Godinho e Dave Vos (dos Países Baixos) são os outros adjuntos.

De resto, «Callum Walsh (Inglaterra) é o preparador físico, Osman Kul (Turquia) o analista, Iñaki Ulloa (Espanha) e Diogo Almeida (Portugal) os treinadores de guarda-redes», revelou o FC Porto.

FC Porto apresenta cada membro da equipa técnica:

«O neerlandês Dave Vos, de 42 anos, começou nas escolas do AZ Alkmaar, mudou-se para Amesterdão em 2011, treinou as camadas jovens do Ajax e foi assistente de Mitchell van der Gaag e de Giovanni van Bronckhorst nos seniores. Entre novembro de 2021 e novembro de 2022 trabalhou com o antigo defesa do Arsenal e do Barcelona no Rangers, da Escócia, e regressou ao país natal para comandar os sub-21 do Ajax antes de formar dupla com Francesco Farioli na equipa principal.»

Galeria de imagens 17 Fotos

O português Lino Godinho, de 39 anos, deu os primeiros passos na formação do Belenenses e foi adjunto do Amora FC antes de rumar ao Qatar, onde conheceu Francesco Farioli. Após oito anos nas seleções jovens daquele emirado e na Aspire Academy, regressou à Europa para integrar as equipas técnicas do Grashoppers (Suíça), da Académica, do Veneza e do Torino (Itália).

«Lucho González dispensa apresentações. Nascido há 44 anos em Buenos Aires, chegou a Portugal em 2005, fez 241 jogos com a camisola azul e branca e tornou-se um ídolo da nação portista. Desde que pendurou as botas foi treinador-adjunto do Athletico Paranaense e do Internacional de Porto Alegre, iniciou o percurso a solo no Ceará, regressou ao Paraná em setembro de 2024 e terminou a época como assistente do compatriota Eduardo Coudet no Alavés, da Liga Espanhola.»

«O britânico Callum Walsh, de 40 anos, começou como preparador físico dos sub-18 do Liverpool e ocupou o mesmo cargo nas equipas principais do Shewsbury Town, do Cardiff City e do Wigan. Foi fisiologista da seleção turca, cruzou-se com Francesco Farioli na Aspire Academy, regressou a Inglaterra para coordenar a performance física do Huddersfield Town e do Newcastle e voltou à Turquia para reencontrar Francesco Farioli no Alanyaspor, uma parceria reeditada no Ajax.»

«Osman Kul, de 32 anos, analisou os adversários do Galatasaray entre 2017 e 2020, altura em que se mudou para o Karagümrük e passou a trabalhar com Francesco Farioli. O timoneiro italiano nunca mais prescindiu dos serviços do analista turco, que o acompanhou no Alanyaspor, no Nice, no Ajax e, a partir de agora, também no FC Porto.»

«O basco Iñaki Ulloa, de 46 anos, formou jovens guardiões em Lezama, a academia do Athletic Bilbao, antes de receber um convite para coordenar o departamento de guarda-redes da Aspire Academy. Em 2018 tornou-se responsável pela mesma área na Real Sociedad

«Diogo Almeida, de 35 anos, é o único elemento que transita das anteriores equipas técnicas azuis e brancas. O treinador de guarda-redes portuense passou pelo SC Braga, Trofense, Rio Ave, Académico de Viseu e Aves SAD antes de ingressar nos quadros do FC Porto no Verão de 2024.»

Vídeo sugerido