Euro-2025: França vence campeã em título em duelo de candidatas
Golo anulado de forma polémica à Inglaterra abriu caminho ao triunfo gaulês. Ainda no grupo D, Países Baixos estragaram estreia do País de Gales
A Inglaterra entrou com o pé esquerdo no Euro 2025. As campeãs europeias em título perderam diante da França, numa autêntica final antecipada.
As comandadas de Sarina Wiegman até foram as primeiras a colocar a bola dentro da baliza adversária, mas o remate certeiro de Alessia Russo foi anulado por fora de jogo milimétrico de Beth Mead. A extrema do Arsenal foi traída pelo próprio ombro.
A equipa gaulesa respondeu nos últimos dez minutos da primeira parte com dois golos de rajada. Aos 36', um passe de Sakina Karchaoui desmontou a equipa inglesa e lançou pelo corredor direito Delphine Cascarino, que assistiu Katoto para o 1-0.
Três minutos volvidos, a desorganização defensiva inglesa voltou a custar caro. Sandy Baltimore aproveitou o espaço concedido e alargou a vantagem francesa com relativa facilidade.
Sarina Wiegman ainda trocou três peças aos 60', mas não conseguiu evitar uma derrota pesada, tendo em conta o grau de dificuldade do grupo D. Ainda assim, até ao final da partida, uma pincelada de inspiração de Keira Walsh suavizou a derrota aos 87'.
)
Na abertura do grupo D, os Países Baixos apadrinharam a estreia absoluta do País de Gales em fases finais do Europeu com um vitória contundente por 3-0. As galesas venderam cara a derrota e apenas começaram a ser vergadas à beira do intervalo.
Aos 45+3', Vivianne Miedema bailou uma adversária antes de colocar a bola onde a coruja dorme para acordar o 100.º golo ao serviço da seleção neerlandesa.
Na segunda parte, os Países Baixos entraram a mesma energia com que acabaram a primeira e marcaram dois golos em quinze minutos. Victoria Pelova alargou a vantagem aos 48', antes de Esmee Brugts fixar o resultado final aos 57'.
Os Países Baixos lideram com o Grupo D com os mesmos três pontos que a seleção francesa, mas com uma maior diferença de golos.