Do Barcelona a Nélson Semedo: o que disse o treinador do Benfica

NACIONAL04.03.202515:27

Bruno Lage fez a antevisão do jogo da Champions

- A abordagem que preparou para este jogo da UEFA Champions League acaba por ser diferente daquele jogo da fase de liga, por se tratar de uma eliminatória a duas mãos?

- A abordagem é semelhante, a estratégia, amanhã, é tentar colocar em prática aquela que nós sentimos que é a melhor estratégia para o jogo. Sabemos que vamos defrontar uma grande equipa, que tem um ataque com muitos golos, mas também olhámos para aquilo que de positivo fizemos contra o nosso adversário, para os golos que marcámos, para as oportunidades que criámos, para as várias vezes que colocámos jogadores nossos isolados perante o guarda-redes. Olhar para isso tudo e, como tal, acreditamos que podemos seguir em frente na eliminatória.

- O Barcelona apresenta uma estratégia muito peculiar e muito pouco vista em Portugal e para os clubes portugueses, com uma linha defensiva muito subida e muitas vezes no meio de campo a tentar impedir o espaço para construir, mas ao mesmo tempo deixando muito espaço nas costas para explorar. Quais são os desafios que esta abordagem do Barcelona cria na preparação estratégica do jogo e, de um ponto de vista mais genérico, sem descortinar a estratégia do Benfica para o jogo, qual poderá ser a importância dos médios e dos laterais do Benfica, uma vez que, projetando-se de trás para a frente, não ficarão nunca em fora de jogo?

- É isso mesmo que você acabou de referir. Nós olhamos para o nosso adversário e depois é tentar procurar os espaços que nos oferecem. Não vou aprofundar, depois do jogo eventualmente. A cada momento, em cada momento perceber os espaços que nos oferecem e como podemos tirar partido. Antes de responder aqui temos de responder dentro de campo.

- Imaginemos este cenário: o Benfica-Barcelona amanhã está empatado no último minuto do tempo de compensação e o Benfica tem um canto a favor. O que é que vai pedir aos jogadores?

- Vamos tentar ganhar o jogo.

- Nélson Semedo jogou no Benfica e no Barcelona, acha que ele vai torcer pelo Benfica ou pelo Barcelona? E seria um bom reforço para o Benfica?

- A questão do favorito ou não não é interessante para nós. O que é interessante para nós é que nós acreditamos que podemos seguir em frente. Sobre o Nélson, acredito que neste momento ele vai torcer pelo Wolverhampton e sobre a possibilidade de ele ser reforço ou não, isso é a próxima época. E neste momento o meu foco é aquilo que podemos fazer amanhã e perceber muito bem aquilo que vamos fazer até a final da época. Estamos neste momento nos oitavos de final da Liga dos Campeões, nas meias-finais da Taça de Portugal, dependemos de nós para vencer a Liga e já conquistámos um título e o nosso foco está em tentar conquistar mais títulos até final desta época.

- É imprescindível ganhar amanhã para poder seguir em frente? E pode dar informações sobre o Di María e o Florentino?

- Não, porque acredito que a eliminatória vai ser disputada, por isso o resultado da manhã é importante, mas decisivo vai ser o resultado da segunda mão. Di María e Florentino não estão disponíveis para o jogo.

- Renato Sanches poderá estar na convocatória?

- Está na convocatória. Já agora aproveito também, porque não passámos a informação, para dizer que não há qualquer tipo de problema com o Bruma. Ele não está disponível para o jogo e à semelhança do que fez no jogo anterior, treinou-se com a equipa B.

- Como geriu esta semana? O Benfica está obviamente a pensar na Liga dos Campeões, não jogou este fim de semana no campeonato, mas ontem o Sporting jogou, ganhou e Gyokeres parece estar a voltar a um bom momento. O Sporting ganha de certa forma uma vantagem porque fica com um jogo a mais. Como é que geriu isso tudo?

- Foco só naquilo que nós vamos fazendo. Temos este compromisso com o jogo de amanhã, depois do jogo de amanhã temos o jogo de campeonato. Vamos tentar ganhar. Porque só assim é que se conseguem sequências de resultados boas. E é isso que nós temos de fazer até ao final deste ano. Aquilo em que nós temos de estar focados é no que vamos fazer nos próximos dois meses. É treino a treino, jogo a jogo, preparados para vencer, porque só assim é que podemos conquistar sequências de vitórias e conquistar títulos.

- Hansi Flick tem insistido muito na questão do cansaço, do desgaste físico e de o Benfica ter tido mais tempo para descansar. Entende as queixas de Flick ou acha que as equipas chegam a esta fase em pé de igualdade?

- Entendo, concordo se olharmos para a questão de uma forma global, porque há coisas muito mais importantes para discutir do que propriamente nós não termos jogado. Entre o nosso jogo de amanhã e o próximo jogo de campeonato, nem as 72 horas vamos ter. Essas são questões muito mais importantes do que propriamente pensar se algum adversário não jogou.

- No confronto anterior, 4-5, veremos o mesmo número de golos?

- Não consigo perspetivar quantos golos vão acontecer num jogo. Acho que vai ser um grande jogo de futebol, são boas equipas, gostam de atacar, olhos no ataque, isso foi provado com golos e oportunidades que ambas as equipas criaram. Acho que o jogo decisivo não é amanhã, vai ser o jogo da segunda eliminatória.

- Trubin parou por dois jogos, jogando Samuel Soares. Trubin vai regressar neste jogo com o Barcelona. Como é que espera que se apresente o seu guarda-redes?

- No melhor, porque teve a oportunidade de descansar, treinar e tem treinado muito bem, tem feito boas exibições pelo Benfica. Todos nós temos momentos em que precisamos de descansar, para treinar, para jogar. Nós temos feito isso praticamente com todos os jogadores, ainda não o tínhamos feito com o Trubin e aproveitámos agora, até mesmo porque o Samu tem feito um trabalho fantástico. E a prova do trabalho invisível que tem feito no treino são dois jogos muito bons. E também não permite ao Trubin estar descansado e seguro porque tem ali um concorrente à altura. Quer o Samu, quer também o André Gomes, que é um jovem de valor, que tem feito também um trabalho muito interessante na equipa B.

- Florentino foi uma peça muito importante no primeiro jogo com o Barcelona este ano. Como é que vai garantir a mesma estabilidade no meio-campo do Benfica desta vez sem poder contar com o Florentino?

- Contamos com outro jogador, não vou dizer quem, mas o mais importante é a equipa funcionar como equipa, como coletivo. Só assim é que podemos depois dizer que determinado jogador fez uma boa exibição porque funcionou a equipa. E é isso que eu pretendo, que amanhã funcione a equipa.

- Andreas Schjelderup não jogou muito no início da temporada e agora é um importante jogador da equipa.

- O Andreas tem trabalhado muito bem, tem tido uma evolução muito boa. Como já disse várias vezes, quando chegámos, em setembro, não tínhamos muita margem e jogaram mais vezes aqueles jogadores que no imediato interpretaram melhor as nossas ideias, mas nunca deixámos ninguém de lado. Ele tem feito um trabalho fantástico, muito interessante a sua evolução e agora é tudo uma questão de oportunidade. Acho que temos neste momento um plantel que em determinadas posições está equilibrado e o Andreas tem de competir diariamente por um lugar no onze para ganhar minutos. Por isso, estamos muito satisfeitos com ele.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer