André 'Balada' termina carreira
André em jogo da Taça da Liga contra o Vitória de Setúbal 2017 (ANDRE ALVES/ASF)

André 'Balada' termina carreira

NACIONAL04.10.202421:52

Avançado que representou os leões entre 2016 e 2017 deixa os relvados aos 34 anos

André Felipe, ou André Balada, como era mais conhecido, anunciou que pendurou as chuteiras. Aos 34 anos, o agora ex-avançado que contou com uma breve passagem pelo Sporting, representou o Cabofriense, do Brasil, na presente temporada. Fez cerca de quatro jogos pelo emblema brasileiro e, agora, deixou os relvados.

Em entrevista ao Globo Esporte, André revelou que já tinha decidido reformar-se aos 30 anos, mas foi convencido pelo pai a jogar mais algum tempo. O brasileiro entendeu que a rotina de jogador profissional perdeu o sentido e que era o momento de parar para viver sem qualquer tipo de restrição.

«Cumpri o que tinha a cumprir. Motivo de reforma? Acho que um pouco por causa da rotina, um pouco de tudo, um pouco da vontade de ter uma vida normal. Acho que por causa da vontade de ter uma vida normal, criei alguns problemas também em relação ao futebol, porque eu achava que era uma pessoa normal e não era, era uma pessoa pública», afirmou André.

Da carreira de André ficou, além das exibições no campo, o apelido de 'André Balada', por gostar de festas e de sair à noite. Contudo, o ex-Sporting tem os seus problemas com esse «personagem» criado pelos adeptos.

«O André Balada é um personagem. É o personagem que criaram, é óbvio que eu gosto de sair, gosto de dar as minhas voltas, mas não tanto como as pessoas pensam. Não sou alcoólico, isso é o principal, porque as pessoas olham e dizem isso. Agora posso fazer algumas coisas que antes, a jogar, eu não podia. Ficam já visados, se me encontrarem na rua, eu posso, agora não tenho mais clube», disse o avançado ao Globo Esporte.

Apesar da alcunha, André não tem arrependimentos da sua carreira, ainda que desejasse ter um pouco mais de maturidade na altura em que era jogador profissional: «O que mudaria? Acho que, de certo modo, teria um pouco mais de maturidade. Mas eu não me culpo, acho que eu furei uma bolha muito cedo. Com 18 anos eu consegui estar no Santos, e para mim era uma realidade muito distante. Acho que foi tudo como tinha de ser, sou altamente realizado no futebol. Na verdade, eu acho que eu realizei mais coisas do que eu imaginava e sonhava.»

André Felipe realizou 15 jogos pelo Sporting, entre os anos de 2016 e 2017, nos quais marcou três golos. O brasileiro contou com passagens por vários clubes do Brasil (Cabofriense, Santos, Atlético Mineiro, Vasco da Gama, Sport Recife, Grêmio, Ponte Preta, América RJ), Ucrânia (Dínamo de Kiev), França (Bordéus), Turquia (Gazisehir Gaziantep) e Rússia (Torpedo).