A análise de Duarte Gomes à arbitragem do FC Porto-Aves SAD
Trabalho positivo em jogo com sete cartões amarelos (e um vermelho por acumulação)
O FC Porto-Aves SAD que ontem disputou-se no Estádio do Dragão foi dirigido pelo árbitro internacional leiriense Fábio Veríssimo. Na Cidade do Futebol, a liderar a equipa de vídeo arbitragem, esteve André Narciso da AF Setúbal. O jogo não teve elevado grau de dificuldade, não obstante a chuva intermitente, que habitualmente dificulta o trabalho dos árbitros (o relvado escorregadio é propício a contactos físicos e exige entrega mais musculada dos atletas). Ao todo foram exibidos sete cartões amarelos e um vermelho por acumulação. Independentemente do acerto generalizado em termos disciplinares, ficou a ideia que alguns cartões podiam ter sido prevenidos/evitados com outro tipo de abordagem. É importante no entanto recordar que é quem está em campo, a sentir cada lance e a avaliar reações in loco, que percebe os momentos de jogo melhor (bem melhor) do quem os perceciona pelas imagens televisivas. Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
15' João Mário foi derrubado por Eric Veiga à direita do ataque azul e branco, mas Fábio Veríssimo optou por aplicar (muito bem) a vantagem, permitindo ao FC Porto prosseguir jogada prometedora. Boa decisão.
18' Golo legal do FC Porto a inaugurar o marcador no Dragão. Rodrigo Mora fez recarga vitoriosa a remate de Pepê (o brasileiro partiu de posição legal) defendido inicialmente por Ochoa.
45' Nacho agarrou Samu (braço esquerdo no pescoço do espanhol), impedindo-o de iniciar saída rápida. O avançado do FC Porto tinha corredor livre para explorar. A infração antidesportiva do defesa uruguaio foi bem sancionada com a primeira advertência da partida.
47' Nacho, já com cartão amarelo, teve opção infeliz ao derrubar Francisco Moura, na sequência de entrada fora de tempo às pernas daquele. A infração do jogador do AFS foi punida com segundo advertência e consequente vermelho. Decisão correta de Fábio Veríssimo.
50' Vasco Lopes abordou disputa com Pepê de forma claramente negligente. O jogador dos visitantes fez "corpo firme", placando progressão do adversário. Foi advertido com justiça.
55' Jorge Teixeira discordou visivelmente de decisão do árbitro de Leiria, vendo o cartão amarelo por esse motivo.
60' Alan Varela cometeu a chamada 'falta tática', na circunstância anulando, em zona adiantada, possível saída em velocidade de Vasco Lopes. A ação antidesportiva do médio argentino foi bem punida com advertência.
61' Segundo golo da equipa azul e branca, da autoria de Fábio Vieira, após assistência de Francisco Moura. Tudo certo.
76' Gerson Rodrigues cabeceou com muito perigo para defesa apertada de Diogo Costa. O avançado luxemburguês surgiu isolado, mas partindo de posição legal. Decisão acertada do árbitro assistente.
87' Tomás Pérez impediu, em dois momentos, que Tunde prosseguisse saída em velocidade pela direita. O jogador uruguaio do FC Porto empurrou o adversário e depois carregou-o nas costas, provocando a sua queda. Esteve bem Fábio Veríssimo ao exibir-lhe o cartão amarelo.
90' Tunde ficou caído no relvado após disputa de bola com Danny Namaso, mas sem sofrer infração do avançado inglês. A lesão momentânea do nigeriano deveu-se à forma como caiu (sobre o ombro direito).
90+4' Novamente Tunde a tentar sair em velocidade, com André Franco a derrubá-lo para impedir a criação de lance promissor para a sua baliza. A infração do jogador do FC Porto foi bem sancionada com cartão amarelo.