A análise de Duarte Gomes à arbitragem do E. Amadora-FC Porto
David Silva dirigiu encontro na Reboleira (Foto: Miguel Nunes)

A análise de Duarte Gomes à arbitragem do E. Amadora-FC Porto

NACIONAL27.04.202509:30

Jogo intenso, com muitas infrações e vários lances para análise

O Estrela da Amadora-FC Porto foi arbitrado por David Silva, da AF Porto. O portuense recebeu a colaboração de Manuel Mota (vídeo árbitro pertencente à AF Braga). Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

14' Deniz Gul caiu na área adversária na sequência de lance caricato: o jogador azul e branco ficou com o pé direito preso no esquerdo de Montóia, que nada fez de imprudente ou negligente. Boa decisão do árbitro da partida. 

17' Kikas surgiu isolado perante Cláudio Ramos, criando perigo junto da baliza adversária. O avançado da equipa lisboeta tinha no entanto partido de posição irregular, bem assinalada no momento certo pelo árbitro assistente.

34' Foi correta a primeira ação disciplinar da partida: Fábio Vieira não teve malícia mas foi negligente na abordagem, atingindo com negligência a perna de Alan Ruiz. 

38' Golo do Estrela da Amadora, marcado por Kikas, a passe de Leonel Bucca. O avançado da equipa visitada partiu de posição legal. Excelente análise do árbitro assistente.

47' Fábio Vieira ainda levantou o braço a pedir eventual penálti, mas sem razão. O corte de Leonel Bucca foi legal (com a cabeça). Lance bem analisado pela equipa de arbitragem.

47' Marcano, a recuar no terreno, tocou inadvertidamente em Leonel Bucca, derrubando-o. O central espanhol não foi imprudente, o contacto que lesionou momentanemente o adversário foi apenas acidental. Bem o árbitro. 

49' Na nossa opinião, ficou por exibir cartão amarelo a Francisco Moura. O jogador do FC Porto tocou na bola, mas fruto de alguma negligência na abordagem, atingiu com os pitons da bota esquerda a perna direita de Travassos.

53' Alan Varela foi advertido com justiça. O médio atingiu com negligência Paulo Moreira, na sequência de entrada com alguma velocidade, a varrer as pernas do adversário. 

55' Amarelo bem mostrado a Dramé por infração antidesportiva (colocou a mão direita no pescoço/cabeça de Samu, empurrando-o). Também o avançado espanhol agarrou a camisola do adversário, em ação não vislumbrada em campo.

56' Lance que requer análise técnica a dois momentos: no último, o do penálti, a intervenção do VAR foi correta (em campo, o árbitro entendeu ter havido simulação): Leonel Bucca foi mesmo derrubado por entrada negligente de Cláudio Ramos. O guarda-redes do FC Porto rasteirou o adversário com a sola da bota esquerda, cometendo infração indiscutível. No anterior, o da fase inicial do lance, um contacto promovido por Jovane Cabral sobre Fabio Vieira deixou margem para diferentes interpretações: a equipa de arbitragem entendeu que o toque foi insuficiente para ser considerado faltoso, em leitura respeitável. Após análise atenta das imagens, somos da opinião que o jogador do Estrela puxou o braço esquerdo do adversário o suficiente para o desequilibrar. Importa salientar que o médio do FC Porto estava na frente da jogada e com posse de bola.

66' Alan Ruiz derrubou Fábio Vieira de forma que o árbitro entendeu negligente. Aceita-se a interpretação.

68' Jovane Cabral entrou em falta sobre Fábio Vieira, que caiu de forma que pareceu desproporcional em relação ao contacto. O árbitro exibiu amarelo por negligência. A infração pareceu-nos apenas imprudente. 

73' Paulo Moreira não derrubou Rodrigo Mora na sua área. O avançado do FC Porto terá escorregado ao apoiar o pé no solo, ainda que tenha existido (?) contacto muito ligeiro. Boa decisão. 

82' Marcano entrou fora de tempo sobre Travassos, derrubando-o. A infração pareceu-nos negligente. Terá faltado advertência para o central espanhol.

90' Amarelo a Montóia por colocar-se em frente do executante num pontapé-livre, retardando o rápido recomeço do adversário.

90+7' Amarelo bem mostrado a Amine após entrada negligente sobre William Gomes.

Nota - 5

Sugestão de vídeo:

Não há simulação de Bucca. Há infração para penálti de Cláudio Ramos sobre Bucca, mas a bola é recuperada pelo Estrela através de uma falta clara de Jovane sobre Fábio Vieira e como é na mesma fase de ataque anulava o penálti e recomeçava com livre direto a favor dos dragões
0 seconds of 2 minutes, 39 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
WhatsApp Video 2025-05-03 At 00.05.30
01:09
00:00
02:39
02:39