)
Morreu Preta Gil
Preta Gil, cantora e atriz brasileira e filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, morreu na noite de domingo, aos 50 anos, nos Estados Unidos, vítima de cancro.
A artista tinha viajado em maio para Nova Iorque, para um tratamento experimental contra a doença. Preta Gil fora inicialmente diagnosticada com um cancro colorretal em janeiro de 2023. No final desse ano, foi considerado que a doença entrara em remissão, mas voltou em agosto do ano passado, com metástases.
Preta Gil definia-se como «uma mulher preta, gorda, bissexual» e esteve na frente da luta contra o racismo e a gordofobia e pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQ+.
O Flamengo lamenta a perda da rubro-negra Preta Gil, neste domingo (20), aos 50 anos.
— Flamengo (@Flamengo) July 20, 2025
Sua alegria e sua luta por um mundo mais justo jamais serão esquecidas.
Nos solidarizamos com seus familiares, amigos e fãs. 🖤 pic.twitter.com/LGXGOACvYi
Quarta dos oito filhos de Gilberto Gil, afilhada de Gal Costa e muito próxima de Caetano Veloso, a quem chamava de tio, a cantora lançou-se com o álbum Prêt-à-Porter, aos 28 anos, e acumulou a carreira de cantora com a de empresária, destacando-se na fundação Music2Mynd.
A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta, com profunda tristeza, a morte, aos 50 anos, da cantora Preta Gil.
— SE Palmeiras (@Palmeiras) July 21, 2025
A última apresentação da artista e empresária ocorreu no Allianz Parque, em abril, quando emocionou o público ao cantar ao lado do pai, Gilberto Gil.
Somos solidários aos… pic.twitter.com/TN7bza72IQ