Polícia em ação (FOTO: D.R.)

Massacre: ataque a tiro numa escola de Graz, na Áustria, faz vários mortos

Autor dos disparos encontrado morto numa casa de banho

Há para já dez pessoas, entre as quais oito alunos, um adulto e o suposto agressor, que morreram esta terça-feira num tiroteio numa escola secundária em Graz, no sudeste da Áustria, confirmaram as autoridades locais, Mas o número de mortos sobe à medida que a polícia vai adiantando mais pormenores sobre o incidente.

A polícia local revelou ainda que há vários alunos e professores feridos e admitiu a possibilidade de várias vítimas mortais adicionais. «A situação é, neste momento, muito confusa. No entanto, poderá tratar-se de um caso de tiroteio indiscriminado», adiantou à agência noticiosa Austria Presse Agentur (APA) uma fonte policial.

O suspeito terá sido encontrado morto numa das casas de banho, segundo os primeiros indícios. De acordo com a APA, o alegado autor do ataque, cuja identidade não foi revelada, ter-se-á suicidado. O jornal Kronen Zeitung indica que o tiroteio começou por volta das 10 horas da manhã locais (9h00 em Portugal) e que o suposto agressor disparou em duas salas de aula diferentes. «Várias unidades especiais da polícia de intervenção estão no local», diz a polícia na rede social X, referindo-se a «tiros» sem dar mais pormenores.

Pelas 11h30, a polícia local escreveu na rede social X que a escola foi totalmente evacuada e todos os alunos foram levados para um ponto de encontro seguro. A polícia indicou que a situação está «controlada e segura» e que não acredita que haja mais perigo. Graz, a segunda maior cidade da Áustria, está localizada no sudeste do país e tem cerca de 300 mil habitantes.

No local estão 158 paramédicos e 31 agentes de intervenção em situações de crise, apoiados por 65 veículos de socorro. Há 10 anos, houve um atentado em Graz que vitimou mortalmente três pessoas.