Ética na vida e no desporto - Prémios do XIII Concurso Literário
Pelo 13.º ano consecutivo, A BOLA integrou o júri dos prémios literários do Plano Nacional de Ética no Desporto, sendo que, ao contrário das edições passadas, desta vez o evento aconteceu pela primeira vez num Estabelecimento Prisional, neste caso o de Sintra, esta quinta-feira, e não nas instalações do jornal.
Este concurso literário, A Ética na Vida e no Desporto, foi promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e tem como objetivo estimular a produção de trabalhos escritos, afetos à ética no desporto, por parte dos estudantes do ensino secundário e do ensino profissional em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo, centros educativos e estabelecimentos prisionais localizados em Portugal Continental e nos Açores e Madeira.
O concurso foi criado em 2012, pelo IPDJ através do Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com A BOLA, a Direção Geral da Educação/Desporto Escolar, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a Fundação do Desporto, o Panathlon Clube de Lisboa, a Direção Regional de Desporto dos Açores e a Direção Regional do Desporto da Madeira.
Ao todo, foram distinguidos 9 participantes, num concurso que contou com 380 trabalhos oriundos de todas as regiões de Portugal Continental e ilhas. Seis prémios e três menções honrosas foram, então, entregues pelo júri do concurso, composto por Alexandre Pereira, Diretor-Adjunto de A BOLA, Anabela Reis, Vice-Presidente da Fundação do Desporto, Nelson Lopes, da DGRSP, Mário Almeida, Presidente do Panathlon Clube de Lisboa, Teresa Rocha, Embaixadora do PNED, e Jorge Rafael, da Direção-Geral de Educação/Desporto Escolar.
Quanto aos vencedores, Gabriel Santos, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém, conquistou o prémio no segmento de estudantes de ensino secundário, graças ao texto Sou escudo, sou luz. Já L.A., do Centro Educativo de Sto. António, no Porto, também arrecadou o primeiro prémio, mas no segmento de estudantes de centro educativos e estabelecimentos prisionais, com o texto A alma da Ética.
Vencedores do XIII concurso A Ética na Vida e no Desporto
Segmento de estudantes de centros educativos e estabelecimentos prisionais
1.º prémio - A alma da Ética de L. A., Centro Educativo de Sto. António, Porto
2.º prémio - Campeonato do Mundo de Kickboxing de J. S., Estabelecimento Prisional Leiria Jovens, Leiria
3.º prémio - A Ética na Vida e no Desporto de D.B., Estabelecimento Prisional da Covilhã, Castelo Branco
Menção Honrosa - Eu amo o desporto com fair-play de A. J., Estabelecimento Prisional do Funchal, Madeira
Segmento de estudantes de estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo
1.º prémio - Sou escudo, sou luz de Gabriel Santos, Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Santarém
2.º prémio - Os Olímpicos de Gonçalo Valgôde, Escola Secundária da Sé, Guarda
3.º prémio - A cadeira vazia. Quando a Ética entre em campo de Mariana Aguiar, Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Madeira
Menção Honrosa - À porta do Liceu de Beatriz Marques, Escola Secundária Jaime Moniz, Funchal, Madeira
Menção Honrosa - Descoordenação de valores de Miguel Gonçalves, Escola Secundária José Gomes Ferreira, Lisboa
Artigos Relacionados: