Antigo árbitro passa craques em revista: do «difícil» Pepe ao respeito de CR7

Inglaterra Antigo árbitro passa craques em revista: do «difícil» Pepe ao respeito de CR7

INTERNACIONAL13.07.202312:55

O inglês Mark Clattenburg foi um dos melhores árbitros deste século, tendo apitado, no mesmo ano, em 2016, a final da Champions e a do Europeu.

No primeiro desses jogos encontrou um dos cinco jogadores mais problemáticos da carreira, contou em declarações à agência de apostas Paddy Power. «Tive um desentendimento com o Pepe na final da Liga dos Campeões. Ele era sempre difícil, porque tentava provocar os adversários e pintar os lances para tentar que fossem expulsos», disse o antigo juiz, que apitou na Premier League entre 2004 e 2017.


Um lance ficou para história, até pela fotografia que o imortalizou: Pepe, então no Real Madrid, no chão com Carrasco, a queixar-se de falta do jogador do Atlético de Madrid, enquanto Clattenburg corre para os dois com a língua de fora, como que descrente da gravidade do lance.

«Lembro-me de sair do jogo e toda a gente falava da língua, não da minha exibição, o que foi bom sinal... Foi uma reação, estava muito calor e tinha a boca completamente seca, mas correu bem, porque, olhando para o lance, o Pepe está no chão, às voltas, mas não houve nada. Fiz o que provavelmente muita gente a ver em casa pensou...»


O central portista, no entanto, não chega ao topo da lista de jogadores mais difíceis. Esse prémio vai para Craig Bellamy, «irritante dentro e fora do relvado». Roy Keane, Rio Ferdinand e Jens Lehmann completam o top 5.


Mas nem tudo era mau. «Tive relações calorosas com muitos grandes jogadores, especialmente  Cristiano Ronaldo. Havia muito respeito. Sempre tratei os jogadores da mesma forma e acho que gostavam disso», afirmou Clattenburg, recordando brincadeira na final do Europeu de 2016, em Paris - «Quando ele estava a tentar agarrar-me antes de eu ir receber a minha medalha».