Gary Neville defende proibição de venda de jogadores à Arábia Saudita

Inglaterra Gary Neville defende proibição de venda de jogadores à Arábia Saudita

INTERNACIONAL22.06.202319:13

Em declarações à BBC Sport, Gary Neville, antigo jogador do Manchester United, apelou aos clubes da Premier League para deixarem, imediatamente, de vender jogadores à Arábia Saudita.

«A Premier League deve impor imediatamente uma proibição de transferências para a Arábia Saudita para garantir que a integridade do jogo não seja prejudicada», defende o ex-capitão dos 'red devils' na sequência da ofensiva saudita que além de ter assegurado Cristiano Ronaldo, Karim Benzema e N'Golo Kante, pretende, entre outros alvos, levar Bernardo Silva (Manchester City), Kalidou Koulibaly, Hakim Ziyech, Aubameyang, Édouard Mendy e Romelu Lukaku (todos do Chelsea) ou Wilfried Zaha (Crystal Palace).

Recorde-se que o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), liderado pelo príncipe herdeiro (e atual regente) da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, é o detentor maioritário do Newcastle, além de especular-se sobre uma participação no fundo do capital privado da Clearlake Capital, que comprou o Chelsea no ano passado e como essa alegada parceria está a ser utilizada para contornar as regras do fair play financeiro da Premier League.

Para Gary Neville é clara a necessidade de impor uma proibição de negociação para investigar o potencial conflito de interesses do Chelsea que gastou mais de 400 milhões de euros em reforços na temporada passada.

Segundo a agência noticiosa AP, quatro dos maiores clubes da Arábia Saudita foram nacionalizados no início de junho após o PIF ter adquirido participação maioritária nos clubes.

De resto, como se sabe, são vários os clubes que passaram a ser detidos por multimilionários árabes e não só sauditas: o Manchester City pertence ao sheikh Mansour bin Zayed (Emirados Árabes Unidos) e o Manchester United estará na iminência de ser vendido ao sheikh catari Jassim bin Al Thani, da família real daquele país, proprietária da Qatar Sports Investments (QSI), proprietária do Paris Saint-Germain e detentora de fatia na SAD do SC Braga.