«Quero acreditar que relação com Gaia não vai mudar»

FC Porto «Quero acreditar que relação com Gaia não vai mudar»

NACIONAL06.08.202320:10

O FC Porto tem numa fase adiantada o projeto de instalação da sua academia para uma parcela do terreno a integrar no futuro Parque Metropolitano da Maia, nas freguesias de Nogueira e Silva Escura e São Pedro de Fins.

Em 20 hectares irão ser levantados, sob a responsabilidade dos portistas, 10 campos relvados, um com bancada, e uma residência juvenil, para além de espaços, entre outros, com as funcionalidades de ginásio e departamento médico. As obras devem arrancar em 2024.

Neste momento, o FC Porto tem o departamento profissional a funcionar quase em exclusivo no Centro de Treinos e Formação Desportiva (CTFD), em Olival/Crestuma, no município de Gaia, a cerca de… 35 quilómetros do futuro polo da formação, e o autarca Eduardo Vítor Rodrigues não vê motivos para conflitos.

«Quero acreditar que a presença do FC Porto na Maia não irá alterar a relação que o FC Porto tem com a autarquia de Gaia. Uma academia envolve muito mais aquilo que diz respeito à formação. O Centro de Treinos do Olival reserva outro tipo de funções e atividade», argumentou o presidente da Câmara de Gaia a A BOLA.

Eduardo Vítor Rodrigues explicou, por exemplo, que «a situação do Centro de Treinos do Olival é distinta da do regime de utilização do Estádio Jorge Sampaio». «Este último é uma utilização paga, sob contrato renovável a cada três anos, numa das grandes alterações introduzidas, nos últimos anos, à relação entre a autarquia de Gaia e o FC Porto», afirmou, completando: «O Centro de Estágio é do FC Porto, através da Fundação PortoGaia, criada em 1999, e a autarquia não realiza ali, neste momento, qualquer tipo de investimento. Ou seja, o investimento ali realizado foi apenas o inicial, ainda que avultado.»

«No fundo, a presença da autarquia de Gaia em 49 por cento do capital da Fundação PortoGaia serve, unicamente, para proteger o município na titularidade dos terrenos. O FC Porto é quem gere o Centro de Estágio. A Câmara de Gaia não coloca ali um cêntimo», esclareceu Eduardo Vítor Rodrigues.

Os terrenos do CTFD Olival/Crestuma estão em regime de arrendamento por um período de 50 anos, servindo a equipa principal do FC Porto a partir de agosto de 2002.

«Não vemos que se vá alterar seja o que for, quero acreditar. O presidente Pinto da Costa falou comigo nesse sentido», adiantou também Eduardo Vítor Rodrigues, subscritor número 2 da candidatura de atual líder portista às eleições de 2024, defendendo, por último, o avanço de outra autarquia na celebração de uma parceria com o FC Porto: «O município de Gaia já deu o seu contributo, agora foi a vez da Maia ser a eleita, depois de não ter avançado, salvo erro, a opção por Matosinhos. Para mim, enquanto presidente da Câmara de Gaia, não vejo qualquer problema nesta escolha. Não pode ser tudo para o mesmo…»