29 abril 2025, 01:28
Apagão: imagens de um dia que ficará na memória do país
As imagens do 'blackout' que condicionou o quotidiano em Portugal, esta segunda-feira
Saiu melhor do que a encomenda esta Liga 2024/2025 decidida ao 'photo finish' entre dois rivais históricos e com um dérbi Benfica-Sporting para tirar teimas mesmo na reta final
Saiu mesmo melhor do que a encomenda este final de Liga 2024/2025, decidida ao photo-finish entre dois rivais históricos, gigantes do futebol português e, ainda mais, com direito a duelo direto ali mesmo à beirinha da meta, num tira-teimas de dimensão extratosférica.
É fácil de entender que entre adeptos de Benfica e Sporting subsista o desejo, nada secreto, de que o opositor ainda perca pontos na jornada, a próxima, que antecede o dérbi eterno de dia 10 de maio na Luz. Isto é, gostariam os sportinguistas de ver as águias saírem sem vitória da visita de sábado ao Estoril; celebrariam os benfiquistas um final de ronda sem triunfo dos leões na receção de domingo ao Gil Vicente. Nisto de ser adepto de um emblema há sempre um pouco de antirival. Faz parte.
Mas restarão poucas dúvidas de que, mesmo os mais ferrenhos, aquilo por que anseiam mesmo é por um desfecho banhado a ouro e revestido pela mais elevada forma de glória: ser campeão no confronto contra o inimigo eterno. E dirão alguns, meio a brincar, meio a sério: «De preferência com golo no último minuto e em lance irregular que nem árbitro nem VAR consigam vislumbrar!»
Brincadeiras à parte, que melhor final de Liga se poderia desejar do que este em que, depois de uma maratona de mais de 30 jogos, Benfica e Sporting estão ombro a ombro, olhos nos olhos, ora agora goleio eu (como se viu no último 6-0 dos encarnados na Luz diante do Aves SAD), ora agora arrasas tu (como aconteceu horas depois com o 5-0 dos verdes e brancos no Bessa contra o Boavista), numa sequência de aliciantes que, jornada a jornada, duelo a duelo, vão dando cada vez mais sal e pimenta ao frente a frente de dia 10.
Para uma Liga Portugal que precisa de valorizar cada vez mais o seu produto, sobretudo para venda de direitos no exterior, os ingredientes deste gran finale saíram mesmo melhores do que a encomenda. Quem não aprecia aqui e ali um momento gourmet?
29 abril 2025, 01:28
As imagens do 'blackout' que condicionou o quotidiano em Portugal, esta segunda-feira
Gourmet, mesmo, foi a tarde/noite de anteontem, a do apagão que deixou o País às escuras durante quase 10 horas. E foi gourmet, pelo sabor intenso que se sentiu quando as ruas se encheram de famílias e se viu miúdos a jogarem à bola, jovens a divertir-se com jogos de tabuleiro no jardim ali da avenida e esplanadas cheias, sem ecrãs, sem rede, sem luz. E nos grupos que, à volta de alguns carros, discutiam o que se ia ouvindo na rádio. E, por fim, nas longas conversas, cara a cara, entre vizinhos, alguns que raramente partilharam mais do que um «bom dia» ou um «boa tarde».
"dimensão extratosferica"... Então malta, ninguém lê isto antes de publicar?