A nova data para o Famalicão-Sporting
Frederico Varandas e Miguel Ribeiro, presidentes de Sporting e Famalicão. GRAFISLAB

A nova data para o Famalicão-Sporting

OPINIÃO04.02.202413:34

O jogo entre Famalicão e Sporting, a contar para a 20.ª jornada da I Liga, que devia ter sido disputado às 18h do último sábado, foi adiado ‘sine die’, por falta de condições de segurança, na sequência da ausência inesperada das forças policiais necessárias para garantir a ordem pública no evento. 

De imediato, foi levantada a questão da nova data para o jogo entre minhotos e leões, e surgiu uma dificuldade prática para encontrar um dia que não colidisse com as obrigações de agenda do Sporting, ainda na Taça de Portugal (e se vencer em Leiria terá garantidos dois jogos nas meias-finais) e na Liga Europa, onde tem também fortes possibilidades de ultrapassar os suíços do Young Boys (jogos a 15 e 22 deste mês), continuando assim na competição, o que implicará mais datas ocupadas. 

Esta dificuldade de encontrar datas deveu-se, no caso vertente, a uma situação inédita, de falta de policiamento, alheia aos clubes e à Liga. Porém, noutros casos e noutras situações, já houve, ao longo dos tempos, muitos jogos adiados, por causas naturais – imagine-se que tinha caído uma tromba de água em Famalicão à hora do jogo – ou técnicas, quando, por exemplo, há falhas na instalação elétrica dos estádios. 

E sempre foram encontradas datas, dentro do quadro regulamentar, para que as equipas se defrontassem. Desta vez o que é diferente? Falta de previsão na calendarização? Radicalismo dos clubes? Estranha-se, pois, esta dificuldade, e aguardam-se explicações, não quanto à falta da polícia, mas quanto ao dia em que o jogo se realizará…