Vizela: saída de Essende pode render cerca de 5 milhões de euros
Samuel Essende, melhor marcador da história do Vizela na Liga e que em janeiro renovou o contrato até 2026, será um dos próximos jogadores a deixar o clube. A BOLA sabe que o avançado de 26 anos tem pré-acordo com um clube estrangeiro, que está disposto a oferecer quatro milhões de euros, mas a SAD está a negociar o passe na ordem dos cinco milhões.
Natural da República Democrática do Congo e com nacionalidade francesa, Essende chegou a Vizela em julho do ano passado, por empréstimo dos franceses do Caen, e em janeiro o emblema português acionou a opção de compra, assinando até 2026. A administração vizelense soube logo que o avançado seria um dos ativos mais valiosos do plantel numa possível transferência.
Samuel Essende terminou a época com 35 jogos disputados e 16 golos marcados, uma marca que o coloca no topo da lista de melhores marcadores do clube na Liga, à frente de jogadores como Pita (1984/85), Schettine (2021/22) e Osmajic (2022/23), que nas respetivas passagens somaram oito golos cada no escalão principal do futebol português.