Veselko termina Ericeira Pro em 5.ª. Kikas à porta do Circuito Mundial
Terminou, este domingo, o EDP Vissla Ericeira Pro, com a americana Alyssa Spencer (4.ª do ranking) e o brasileiro Deivid Silva (6.º) a sagrarem-se vencedores da penúltima etapa do Challenger Series e a portuguesa Francisca Veselko a apenas ficar eliminada no último dia para terminar na 5.ª posição.
Após esta passagem por Ribeira d’Ilhas, Sally Fitzgibbons, três vezes vice-campeã mundial da elite, assegurou a requalificação antecipada para o regresso ao Championship Tour na próxima temporada depois da queda a meio do presente ano na sequência do cut. Cole Houshand e Jacob Willcox também já inscreverem os seus nomes no CT 2024.
O 9.º lugar de Frederico Morais no Ericeira Pro deixa-lhe as portas abertas do Circuito Mundial. A uma semana do início do Corona Saquarema Pro, que decorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 14 a 21, Kikas subiu ao 3.º lugar do ranking CS (era 5.º) após a concluir a etapa portuguesa com o seu terceiro melhor resultado de 2023 e vê cada mais perto concretizado o regresso ao Championship.
Recorde-se que a prova brasileira fecha o circuito e sela a lista dos 10 surfistas masculinos e 5 femininos que se juntam ao circuito de elite da Liga Mundial de Surf (WLS),
Kika Veselko esteve em destaque ao registar a melhor classificação na prova que garante vagas para o CT e subiu ao 16.º lugar do ranking CS.
Quanto a Teresa Bonvalot, ficou pelos oitavos de final, repetiu a classificação alcançada na Austrália (Gold Coast Pro), arranque do CS e no US Open of Surfing, paragem que antecedeu a etapa portuguesa, e mantém-se no 11.º lugar.