Vem aí o Nice: como estão Froholdt e Bednarek?
O médio dinamarquês Victor Froholdt estará apto para a partida da UEFA Europa League, frente ao Nice, na próxima quinta-feira. Após ter regressado dos compromissos internacionais com a seleção da Dinamarca, Froholdt apresentou um traumatismo no joelho direito, mas deverá no arranque desta semana retomar os treinos sem quaisquer limitações, estando assim à disposição do técnico Francesco Farioli.
A lesão que sofreu, e que não se revestia de particular gravidade, afastou o jogador de 19 anos da convocatória para o encontro da Taça de Portugal, frente ao Sintrense, mas a recuperação foi concluída com sucesso. Mesmo que não tivesse surgido este imprevisto físico, o mais certo era o jogador não ser utilizado na Taça de Portugal, pelo que houve uma certa normalidade em termos de planeamento da sua gestão do esforço.
Froholdt é uma das principais figuras do meio-campo portista e o seu papel tem sido determinante na presente temporada. Com 17 jogos realizados, o jovem dinamarquês soma dois golos e três assistências, números que traduzem a sua importância na estratégia de Farioli. A sua combinação de força física e visão tática tem sido uma mais-valia para os azuis e brancos, portanto, salvo algum imponderável, o camisola 8 dos azuis e brancos vai constar do onze no duelo com a equipa francesa.
Prudência com Bednarek
Por outro lado, a situação de Bednarek inspira ainda alguma prudência. O defesa-central polaco, que sofreu uma distensão ligamentar no joelho esquerdo durante o encontro da Liga contra o Famalicão, encontra-se em tratamento no Olival e será avaliado diariamente pela equipa médica do clube.
A lesão, que obrigou à sua substituição precoce aos 19 minutos desse jogo, também determinou a sua dispensa dos compromissos internacionais com a seleção da Polónia.
Foi a primeira vez que Bednarek falhou um jogo do FC Porto nesta temporada e o polaco está determinado em não perder o embalo, pelo que há a expectativa que recupere e possa formar dupla com Kiwior no centro da defesa. Contra o Sintrense, o FC Porto iniciou a partida com uma defesa quase toda ela remodelada. A excepção foi Francisco Moura, que permaneceu na equipa. O plano de Farioli prevê o regresso dos pesos-pesados para o encontro com o Nice, Alberto, Bednarek e Kiwior. Os dragões, atualmente no 14.º posto da UEFA Europa League, com sete pontos, têm oportunidade de ouro para subir na classificação.