Varandas dispara para todo o lado: «FC Porto tem sido miserável»

Frederico Varandas criticou comportamento dos azuis e brancos desde novembro e não poupou presidentes da Liga e da FPF

Frederico Varandas disparou contra tudo e todos em declarações após reunião com a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes e o Secretário de estado do Desporto, Pedro Dias.

O presidente do Sporting admitiu que o tema da reunião «foi muito para além do que se passou» no sábado, antes do duelo na casa do FC Porto, no sábado, a contar para a primeira jornada da fase de apuramento de campeão de andebol.

Frederico Varandas explicou porque pediu uma reunião de urgência: «O Sporting entendeu que era importante falar com o topo da pirâmide porque desde novembro tiveram lugar vários acontecimentos que mancham a imagem do desporto nacional: o caso Fábio Veríssimo, o desaparecimento das bolas quando o FC Porto marcou no clássico, o roubo das toalhas do Rui Silva, a colocação de umas colunas quando o Sporting jogou no Dragão para abafar os cânticos dos adeptos do Sporting e por fim este episódio.»

O presidente do Sporting voiciferou ainda cinco perguntas aos jornalistas presentes nas imediações do Ministério para que fossem respondidas por André Villas-Boas, que ainda se encontrava no interior do edifício. Frederico Varandas admitiu que entregou as mesmas «cábulas» à ministra para «ajudar» na reunião com o presidente do FC Porto.

«O Sporting não tem problemas com nenhum clube»

Frederico Varandas rejeitou a tese de um clima crispado entre FC Porto e Sporting: «Parece que há uma disputa entre Sporting e FC Porto, não há quezília nenhuma, o Sporting não tem problemas com nenhum clube. O que acontece é que um clube tem uma forma de estar que não encontro outro adjetivo que não miserável. Eu tenho de reagir, quem me dera a mim não intervir, mas se o presidente do Sporting não falar, fala quem?.»

«Há um mundo que me separa do atual presidente do FC Porto»

Frederico Varandas respondeu também a Francesco Farioli e destacou a elevação do Sporting no último duelo entre as duas equipas, a 3 de março. «Não é por falar em ética que estamos no topo da ética. Palavras todos temos, o que conta são os atos e os gestos. O que conta é no último clássico em Alvalade, quando o Sporting estava a ganhar 1-0 a equipa do senhor Farioli teve as bolas todas para serem respostas, o grande guarda-redes Diogo Costa quando precisou tinha lá as toalhas, os adeptos do FC Porto não levaram com colunas por trás. O árbitro do Sporting-FC Porto não leva com vídeos de infantis para condicionar. Quem faz o contrário que eu disse tem falta de ética e cultura desportiva.»

O dirigente leonino ainda assim, frisou que «é preciso que o VAR funcione e que não esteja desligado», antes de explicar que um «mundo» separa-o do homólogo azul e branco. «Somos presidentes e temos de tomar n decisões ao longo do dias. Umas são corretas, outras erradas, mas quando chego a casa tenho a consciência tranquila que não traí os valores do Sporting, não envergonhei os adeptos do Sporting e quem educo em casa», frisou.

Presidentes da Liga e da FPF visados

O presidente do Sporting visou também o silêncio do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, e o presidente da Liga, Reinaldo Teixeira: «O Sporting está tranquilo porque apoiou ambos os presidentes nas respetivas eleições, mas não podemos ter o objetivo de nos darmos bem com os três grandes, discordo com esta posição. O que constatei até hoje é silêncio total. O presidente da Liga não diz nada, o da FPF não diz nada. São pessoas sérias, só que ter valores também é lutar contra práticas que interferem na ética e integridade das competições.»

O dirigente máximo leonino reiterou que os comportamentos citados anteriormente «não fazem parte do futebol». «Não faz parte roubar toalhas aos guarda-redes para não secar as mãos, não faz parte do futebol colocar uma armadilha na televisão para não se poder mudar o canal.Também gostaria de me dar bem com todos, basta olhar para o país vizinho, temos presidentes da Federação e da Liga muito duros contra Barcelona e Real Madrid. Aqui não, não se tocam nos grandes.», frisou, apelando a uma reação mais robusta da FPF e da Liga.

Frederico Varandas explicou também que pediu a Margarida Balseiro Lopes para «falar com os presidentes das Federações».

André Villas-Boas e o diretor-geral das modalidades azuis e brancas, Mário Santos, também serão recebidos por Margarida Balseiro e Pedro Dias esta quarta-feira. Frederico Varandes explicou que não teve o «prazer» de se cruzar com os dirigentes.

O presidente do Sporting reagiu com ironia aos argumentos apresentados pelo FC Porto na sequência do incidente na Dragão Arena: «Já sabemos que foi tudo uma invenção, uma mentira, o treinador de andebol encenou, o Moga encenou, a delegada foi assistida e também inventou. Estava em Lisboa, a equipa não queria jogar. Era surreal. A Federação entendeu que havia razões para jogar e o Sporting jogou sob protesto.»

O Ministério Público instaurou na terça-feira, um processo-crime para averiguação dos factos ocorridos, depois de os leões se terem queixado de uma intoxicação no balneário, que levou a que Ricardo Costa, treinador, e Christian Moga, pivô, fossem assistidos no local.

notícia atualizada às 18h26