Tudo decidido! As equipas que acompanham o Coritiba na subida ao Brasileirão
Tudo decidido na Série B do Brasil! Depois de o Coritiba, onde atua o português Josué, ter garantido a promoção ao escalão principal do futebol canarinho — sagrou-se campeão, com um triunfo forasteiro sobre o Amazonas —, este domingo ficou a saber-se que a equipa do estado do Paraná terá a companhia do vizinho e rival Athletico Paranaense, da Chapecoense e do Remo.
O Athletico, onde atua o central luso Tobias Figueiredo, precisava de vencer e assim o fez, ao receber e bater o América Mineiro por 1-0. A Chapecoense também não facilitou e, pelo mesmo resultado, levou de vencida o Atlético Goianiense. Já o Remo, que ainda foi treinado por António Oliveira, venceu o duelo direto pela subida com Goiás, por 3-1, voltando ao Brasileirão 32 anos depois da última presença.
Nesse triunfo brilhou João Pedro, luso-guineense (é internacional pela Guiné-Bissau) que bisou pelo Remo e representou vários clubes em Portugal: Gil Vicente, Trofense, V. Guimarães e Paços de Ferreira.
Noutra zona da tabela, destaque para a permanência do Athletic Club, que venceu o Paysandu (2-1), na Série B. A equipa sediada em Minas Gerais é treinada pelo português Rui Duarte e conta com Francisco Geraldes e Ronaldo Tavares no plantel.
No principal escalão do Brasil, ainda estão por decidir três dos quatro emblemas que fazem o caminho inverso de Coritiba, Athletico Paranaense, Chapecoense e Remo. O Sport já está condenado. Nesta fase, Juventude, Fortaleza e Vitória estão abaixo da linha de água, mas históricos como Santos e Internacional continuam em perigo.