Gabriel Medina, surfista brasileiro
Gabriel Medina, surfista brasileiro

Tricampeão mundial Gabriel Medina regressa em 2026

Brasileiro, titulado em 2014, 2018 e 2021, está recuperado de uma lesão grave no ombro que o afastou do circuito mundial este ano

A World Surf League (WSL) anunciou esta quinta-feira que o tricampeão mundial Gabriel Medina vai voltar à competição na temporada 2026, após ficar de fora em 2025 por causa de uma lesão no ombro.

Medina, que conquistou títulos mundiais em 2014, 2018 e 2021, lesionou-se durante um treino em Maresias, São Paulo, em janeiro de 2025, foi submetido a cirurgia e subsequente processo de reabilitação. Agora, o brasileiro vai poder competir graças a um wildcard (convite especial) concedido pela WSL.

Além de Medina, outro grande nome regresso ao circuito mundial: o norte-americano John John Florence, também tricampeão, volta após um ano afastado, com direito ao mesmo tipo de convite.

O circuito começa em abril, em Bells Beach, na Austrália, passando depois por Margaret River e Gold Coast, também na Austrália, Punta Roca (El Salvador), Saquarema (Brasil), Jeffreys Bay (África do Sul), Teahupoʻo (Taiti), Cloudbreak (Fiji), Lower Trestles (Estados Unidos), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Peniche (Portugal) e, para fechar, Pipe Masters (Estados Unidos).