Thunder arrasam Timberwolves e seguem para as Finais da NBA
Os Oklahoma City Thunder estão de volta às Finais da NBA. Na madrugada desta quinta-feira, a equipa, liderada por um inspirado Shai Gilgeous-Alexander, venceu de forma contundente os Minnesota Timberwolves, por 124-94, no Paycom Center, fechando a série das Finais da Conferência Oeste em 4-1. Este é o quinto apuramento para as finais na história da franquia, que agora aguarda o desfecho da Conferência Este, onde os Indiana Pacers lideram por 3-1 frente aos New York Knicks, para conhecerem o adversário na série decisiva.
Impulsionado por um ambiente efervescente em casa, os Thunder entraram intensos em campo, dominando completamente o primeiro quarto (26-9), com Shai Gilgeous-Alexander - o MVP da época regular - a assumir desde cedo o protagonismo, somando 12 pontos no parcial inicial.
O domínio absoluto prosseguiu no segundo quarto, com Chet Holmgren e Jalen Williams a juntarem-se à festa ofensiva, permitindo aos Thunder chegar ao intervalo com uma vantagem esmagadora de 65-32.
Com o resultado praticamente decidido, a formação de Oklahoma tirou o pé do acelerador no terceiro quarto, o que permitiu aos Timberwolves, com Julius Randle e Anthony Edwards em destaque, reduzirem ligeiramente a desvantagem. Ainda assim, os homens da casa voltaram a acelerar nos minutos finais do período, encerrando-o com um confortável 88-62.
No último quarto, com a vitória praticamente garantida, os Thunder limitaram-se a gerir o ritmo. Luguentz Dort levou o marcador aos três dígitos com um triplo que colocou o resultado em 101-69. Com vários titulares poupados nos minutos finais, o resultado final fixou-se em 124-94, num triunfo sem contestação.
SHAI DOMINATES GAME 5.
— NBA (@NBA) May 29, 2025
⛈️ 34 points, 7 boards, 8 dimes
⛈️ 11th 30+ point game of playoffs
⛈️ WCF MVP
The @okcthunder win the West! pic.twitter.com/gr8pwazgHv
Shai Gilgeous-Alexander terminou como o melhor marcador da partida, com 34 pontos, e foi distinguido com o troféu Magic Johnson, atribuído ao MVP das finais da Conferência Oeste. Também em destaque estiveram Chet Holmgren (22 pontos), Jalen Williams (19) e Luguentz Dort (12). Do lado dos Timberwolves, Julius Randle foi o mais eficaz, com 24 pontos, seguido de Anthony Edwards, com 19.
Os Thunder irão discutir o título da NBA pela quinta vez desde que entraram na liga em 1967/68 e a segunda desde que, em 2008/09 se mudaram para Oklahoma City. As três primeiras (1977/78, 1995/96) acontecerem quando ainda eram Seattle SuperSonics, tendo conquistado o único título em 1978/79.
THE 2024-25 WEST CHAMPION OKC THUNDER RECEIVE THE OSCAR ROBERTSON TROPHY 🏆 pic.twitter.com/JI1Lq9QKXf
— NBA (@NBA) May 29, 2025