Florentino Pérez, Bernd Reichart e Joan Laporta, as principais caras da Superliga (IMAGO)

Superliga projeta ter um orçamento de 15 mil milhões de euros

Dinheiro seria distribuído pelos clubes participantes na prova ao longo de três épocas

A segunda vida da Superliga europeia trouxe de novo para a ribalta a discussão em torno da (suposta) nova competição de clubes e, aos poucos, vão-se descobrindo mais detalhes acerca da mesma.

Um deles é avançado pelo diário espanhol Sport, que afirma que a prova terá um orçamento de 15 mil milhões de euros para as primeiras três edições.

Este valor, que a Superliga, segundo o Sport, crê ser «perfeitamente possível», seria alcançado com os apoios de fundos de investimento europeus, norte-americanos e sauditas. 

Cinco mil milhões de euros seriam assim distribuídos em cada época (o dobro daquilo que a UEFA divide pelos clubes que participam na Liga dos Campeões) – 4,6 mil milhões para os emblemas participantes na Superliga e 400 milhões iriam para o chamado fundo de solidariedade, composto pelo futebol de formação, amador e pelos clubes que não entrassem na competição.

O Sport diz também que os representantes da Superliga – os presidentes do Real Madrid, Florentino Pérez, e do Barcelona, Joan Laporta – assim como a empresa A22 Sports Management, presidida por Bernd Reichart, já estão em contacto com vários clubes para os persuadirem a juntarem-se à competição.

Até ao momento, o Nápoles é o único que se juntou aos merengues e aos blaugrana no apoio à criação da Superliga. 

Esta competição está projetada para começar em setembro de 2025 e seria transmitida através da plataforma Unify, que teria duas versões: uma grátis e com anúncios publicitários, outra paga, sem anúncios e com acesso a várias câmaras para assistir aos jogos e ainda acesso a outros conteúdos exclusivos. 

Até ao momento, o apoio à Superliga tem sido reduzido por parte de clubes, treinadores e organizações, sendo que, esta quarta-feira, a própria Liga portuguesa fez um vídeo criticando esta hipotética competição.