Sporting segura liderança mas não se livra de susto
O Sporting venceu o Póvoa por 18-34 no último jogo da oitava jornada do Campeonato Nacional de andebol e voltou a instalar-se no primeiro lugar da classificação, somando por vitórias todos os jogos disputados.
#AndebolSCP | ⏸️ Leões em desvantagem no marcador.
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) October 19, 2025
🔵 13-12 ⚪️ // #PACSCP pic.twitter.com/qVLZ2OCOri
Mas o resultado final não espelha o domínio espera dos bicampeões nacionais, pelo contrário, já que ao intervalo os lisboetas até perdiam por 13-12.
O conjunto orientado por Ricardo Costa entrou bem e cedo se colocou em vantagem 0-3, mas os poveiros reagiram e a primeira ameça surgiu quando Kristenssen negou o empate (7-8). A equipa verde e branca percebeu o aviso e descolou (8-12), graças à eficácia de Martim Costa, Mamadou Gassama e Jan Gurri.
Contudo, o grupo liderado por Carlos Resende mostrou que não tem medo do estatuto do campeão nacional e com um parcial de 5-0 foi para o intervalo a liderar o encontro, ainda que pela diferença mínima (13-12).
Ricardo Costa não deve ter gostado nada e, depois do descanso, tudo mudou e o pesadelo do Póvoa começou.
Com a eficácia e a velocidade que é reconhecida aos leões, a entrada foi de forma a nem permitir aos adversários pestanejar. Com golos de Kiko Costa, Diogo Branquinho e Salvador Salvador o nó desfez-se e André Kristensen firme na defesa das redes.
De tal forma, que aos 48 minutos, o Póvoa tinha marcado apenas dois golos e sofrido 11, um parcial demolidor que virou o jogo 15-24 e afastou qualquer hipótese, que já seria remota, de surpreender o Sporting.
Com 10 minutos para jogar e os leões a gastarem as energias que pouparam no primeiro tempo, a diferença foi-se avolumando e chegou aos 18-34 finais, depois de uma segunda parte em que o Póvoa só conseguiu festejar por cinco vezes, contra 22 dos visitantes.
Kiko Costa foi o melhor marcador da partida contribuindo com oito golos para o desfecho do encontro.
Sem tempo para grandes festas, o Sporting prepara-se para viajar para a Noruega, onde, 4.ª feira, defronta o Kolstad Handball, em mais uma jornada da Liga dos Campeões.