Sporting: Fatawu já não volta e rende 17 milhões
O Sporting prepara-se para encaixar 17 milhões de euros no final da época com Fatawu Issahaku, extremo ganês de 19 anos que está cedido ao Leicester e que já não deve voltar a Alvalade. Porque a cláusula de de compra torna-se obrigatória na subida dos foxes à Premier League - e estão muito bem lançados - ou se o atacante participar em 60 por cento dos jogos da equipa inglesa. Fazendo um exercício sobre o máximo de jogos que o Leicester pode fazer esta época sem subir à Premier só mesmo uma lesão poderá afastar o ainda leão de trocar de clube no verão. Veja as contas.
Fatawu participou já em 25 dos 35 jogos que o Leicester já fez em 2024/2025, ou seja, entrou em 71 por cento dos encontros dos foxes, bem acima dos necessários 60 por cento para acionar a cláusula. No final da temporada, e num cenário de não subida, o Leicester poderá terminar a temporada com um total de 55 jogos - teria de chegar à final da Taça de Inglaterra, prova em que vai defrontar o Bournemouth nos oitavos de final, e ficar entre o 3.º e o 6.º lugar no Championship para ir ao play-off de acesso ao escalão principal, jogando as duas mãos das meias-finais e perdendo a final. O que significa que os 60% seriam 33 encontros e para essa marca faltam ao ganês apenas oito, número que não lhe vai escapar, dada a utilização e importância que está a ter na equipa inglesa.
Acontece porém que o Leicester está muito bem lançado para a subida direta. Vai em 1.º lugar com 72 pontos (30 jogos), mais 11 do que o 2.º, o Southampton, e mais 12 do que o 3.ª, o Leeds. Sobem diretamente à Premier League os dois primeiros. E basta a subida do Leicester para que, sem mais nada, seja acionada a cláusula de compra de 17 milhões de euros.
Agradecido ao Sporting
Fatawu chegou ao Sporting em 2022, oriundo do Steadfast, do Gana, depois de cedência ao Dreams FC, também daquele país africano. Custou €1,2 milhões e prepara-se para fazer entrar agora 17 milhões nos cofres leoninos.
O extremo fez apenas 12 jogos na equipa principal dos leões mas participou em três jogos europeus (ver números) e isso para sempre ficará na sua memória. «Tive oportunidade de jogar na Liga dos Campeões e na Liga Europa, o que foi incrível para mim. O Sporting fez-me ser quem sou hoje», confessou recentemente.