Jogadores do Schalke 04 a celebrarem uma vitória importante com os adeptos em casa
Jogadores do Schalke 04 a celebrarem uma vitória importante com os adeptos em casa - Foto: IMAGO

Será que é desta? Gigante alemão adormecido procura despertar

Schalke 04 somou a quinta vitória consecutiva e já é líder da Bundesliga 2

Depois de 30 temporadas consecutivas no principal escalão do futebol alemão, o histórico Schalke 04 caiu para a segunda divisão, em 2021, e precisou de apenas uma temporada para regressar, mas acabou por ser despromovido novamente e está agora na terceira época seguida na Bundesliga 2.

A enfrentar problemas graves financeiros, a queda do gigante alemão foi bastante acentuada e passou de ser vice-campeão em 2017/18 e a jogar noites de UEFA Champions League para lutar pela permanência. Depois de terminar em 14.º e 12.º, não resistiu a algo que parecia inevitável e terminou mesmo em último lugar em 2020/21.

Seguiu-se o campeonato (1.º lugar) na época seguinte, mas voltaram a ficar em zona de despromoção em 2022/23 (17.º lugar) e as duas temporadas na Bundesliga 2 não foram nada positivas: 10.º e 14.º lugar, esperando-se até uma possível descida ao terceiro escalão, o que poderia mesmo significar o fim do clube e uma descida às distritais.

No entanto, esse já não parece ser o caso e este poderá ser mesmo o ano em que o Schalke 04 deixa de ser um gigante alemão adormecido e desperta. O início de temporada do clube às ordens de Miron Muslic tem sido espetacular e estão atualmente na liderança do campeonato com cinco vitórias consecutivas, um feito que inveja os adeptos do Manchester United.

Em 11 jogos oficiais, em 2025/26, os alemães somaram nove vitórias e duas derrotas - uma com o recém-despromovido Kiel e outra em casa do Kaiserslautern, ambas por 0-1. O mais recente triunfo foi esta sexta-feira, em casa com o Darmstadt, precisamente o próximo adversário na Taça da Alemanha, procurando um lugar nos oitavos de final.

De caras conhecidas no plantel, destaque para o titular na baliza: Lorius Karius, que foi escrutinado após os seus erros na final da Champions perdida pelo Liverpool, mas que voltou a recuperar a sua forma no seu país e já leva cinco jogos sem sofrer golos, em dez.

Ainda faltam muitos jogos, a liga é bastante competitiva, mas este início de temporada está a ser bastante promissor e poderá marcar o recomeço de uma nova era no Schalke 04, que, tal como muitos clubes alemães, tem uma base de adeptos extraordinária e a média de espectadores no estádio supera os 60 mil por temporada.