Seleção angolana de andebol intensifica preparação para o Africano do Ruanda

Principal objetivo da equipa masculina sénior é um lugar no pódio e consequente apuramento para o mundial

A seleção sénior masculina de andebol, orientada pelos técnicos Filipe Cruz e Edgar Neto, está de malas feitas para rumar a Portugal, à cidade do Porto, onde vai efetuar o último e crucial ciclo da preparação, visando a sua participação no campeonato africano da modalidade com palco no Ruanda.

Os guerreiros que iniciaram a preparação em Luanda, a 15 de dezembro passado, terminam este primeiro ciclo esta terça-feira, sendo que na quarta-feira, 7 de janeiro, partem para a Invicta, onde deverão limar as últimas arestas até ao dia 19, chegando no dia 20 ao palco da competição, que vai decorrer de 21 a 31.

De acordo com o adjunto de Filipe Cruz no comando técnico da seleção, Edgar Neto, o grupo está coeso e bastante compenetrado, apesar de não estar ainda completo. Não obstante de ter muitos rostos novos, Edgar Neto acredita numa boa resposta da sua rapaziada, dado o entrosamento e a entrega ao longo destes mais de quinze dias de trabalho.

Nesta primeira fase, a equipa técnica nacional contou com 15 atletas, sete deles do Inter Clube, sete do Primeiro de Agosto e 1 do Petro de Luanda. O grupo fica completo quando se juntarem, já no Porto, os atletas que militam no velho continente.

Em terras lusas, o combinado nacional tem previstos jogos com ABC, FC Porto e seleção cabo-verdiana. «Estes jogos vão dar-nos o traquejo necessário. Queremos acentuar as dinâmicas e garantir que a sincronização entre os jogadores que atuam em Angola e os da diáspora seja perfeita, tal como vimos no torneio '50 Anos'», afirmou Edgar Neto.

Recorde-se que Angola está no grupo B com Egito, Gabão e Uganda, e tem como objetivos melhorar a oitava posição do campeonato passado, bem como conseguir, por via deste africano, o apuramento para o próximo campeonato do mundo.