Roger Schmidt rende-se a ex-Benfica: «Era subestimado»
Grimaldo regressa esta quarta-feira ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica, agora ao serviço do Bayer Leverkusen. O lateral espanhol, de 30 anos, conquistou nove títulos pelos encarnados, incluindo quatro campeonatos nacionais, antes de se transferir para o clube alemão em 2023, a custo zero.
O reencontro traz à memória a época 2022/23, em que Grimaldo e Roger Schmidt, então treinador do Benfica, conquistaram juntos o título de campeão nacional. Em entrevista ao jornal Bild, Schmidt, atualmente diretor global de desporto da J-League, deixou rasgados elogios ao ex-jogador.
«Sempre tive a impressão de que o Grimaldo era um pouco subestimado internacionalmente. Ele é um jogador completo e tem uma personalidade extremamente profissional. Estou muito satisfeito por ele estar a receber mais atenção agora», afirmou o técnico alemão.
Schmidt destacou também as qualidades técnicas e táticas do espanhol: «Ele faz-me lembrar o Philipp Lahm, porque é um lateral com qualidades de criador de jogo. Está sempre em movimento. Com a sua inteligência de jogo, ele consegue utilizar os jogadores ao seu redor e torná-los melhores.»
O treinador reforçou ainda o perfil de liderança e consistência de Grimaldo: «Ele é um jogador fundamental e um líder nato que sempre lidera pelo exemplo. Não apresenta oscilações de desempenho, nem em jogos nem em treinos. Isso é raro.»
Sobre a capacidade goleadora e a técnica nas bolas paradas, Schmidt acrescentou: «Ele também marcou muito bons golos de livre comigo; a sua técnica de remate é excecional. Mas o Alejandro é muito mais do que apenas um especialista em faltas.»
Por fim, o técnico lamentou a saída do lateral em 2023: «Claro que não fiquei contente. Foi uma pena perder um jogador tão fantástico, com quem adoraria ter continuado a trabalhar. Mas, depois da sua decisão de se juntar ao Bayer Leverkusen, o Grima deu tudo pelo Benfica nos jogos finais e até ao último dia, e teve também uma despedida merecida como campeão. Sem dúvida que deixou a sua marca no Benfica.»