Roberto Martinez- Foto: IMAGO

Roberto Martínez: «É uma lição muito importante para todos»

Selecionador nacional analisou empate diante da Hungria (2-2) que adiou o apuramento luso para o Mundial 2026

Roberto Martínez rubricou uma primeira análise ao empate entre Portugal e Hungria (2-2), na zona de entrevistas rápidas. O selecionador nacional admitiu que a possibilidade de garantir a qualificação para o Mundial 2026 já esta noite prejudicou a gestão emocional dos jogadores lusos: «Era um jogo muito importante para garantirmos o apuramento e somar quatro vitórias consecutivas. Isso deu alguma ansiedade ao nosso jogo. Na primeira bola parada que defendemos a Hungria marca, depois reagimos muito bem. Os golos são muito bons, de grande qualidade técnica. Na segunda parte começámos bem, tivemos três ações muito boas, a bola no poste era o momento para matar o jogo.»

O técnico luso admitiu que o desejo de terminar a partida e garantir a qualificação mundial atrapalhou a equipa lusa nos minutos finais. «Temos de continuar a ser uma equipa que tem bola e personalidade até ao fim. No futebol de seleções não há jogos fáceis. Temos uma boa situação para garantir o apuramento, esta é uma lição que nos pode ajudar no futuro, embora agora seja dolorosa. Queríamos apurar-nos com os nossos adeptos em Alvalade», frisou Roberto Martínez.

Galeria de imagens 40 Fotos

O Selecionador Nacional garantiu que não pediu aos jogadores lusos que recuassem no terreno de jogo: «Precisamos de jogar sempre da mesma forma. É uma lição muito importante para todos nos, para podermos gerir melhor estes jogos.»

Martínez defendeu que a Hungria ganhou esperança a cada oportunidade lusa falhada até conseguir gelar Alvalade. O técnico espanhol, que na conferência de imprensa de antevisão à partida frisou que Portugal tinha treinado os lances de bola parada defensivos, desvalorizou o golo marcado por Szalai, aos 9': «Foi um cruzamento muito bom, é um aspeto que a Hungria aproveita bem. Isso acontece, reagimos bem, chegámos ao intervalo com 2-1. O futebol é isto, há momentos em que o adversário merece marcar golos.»