Festejos do golo de Clayton na Vila das Aves - FOTO: Manuel Fernando Araújo/LUSA
Festejos do golo de Clayton na Vila das Aves - FOTO: Manuel Fernando Araújo/LUSA

Rio Ave lançado para a melhor série da época

Sotiris Silaidopoulos tem um registo melhor à 13.ª jornada do que na época passada (16 contra 15 pontos)

Se no plano da gestão da SAD o Rio Ave vai acumulando problemas, com despedimentos em massa, processos em tribunal a acumularem-se por dívidas a fornecedores e mais problemas de índole financeira, do ponto de vista desportivo a equipa orientada por Sotiris Silaidopoulos procura dentro das quatro linhas abstrair-se de um mar revolto que afeta o clube, partindo para a receção ao Vitória de Guimarães com a forte possibilidade de conseguir a melhor sequência de resultados da época sem perder. Depois dos empates com o Alverca e Santa Clara, os rioavistas conseguiram um balão de oxigénio com o triunfo forasteiro diante do Aves SAD, graças a um bis do goleador Clayton.

Nesse sentido, se na jornada deste fim de semana os vilacondenses alcançarem uma vitória ou um empate nos Arcos frente aos vitorianos alcançam a melhor sequência de resultados de 2025/2026. De igual forma, há a destacar o facto de, cumpridas as primeiras 13 jornadas, o emblema da caravela registar o saldo de 16 pontos, mais um ponto do que sucedia há um ano nesta altura do campeonato. Mais: a equipa tem, apesar de alguma irregularidade demonstrada, marcado mais golos e sofridos menos do que em 2024/2025.

Em relação à equipa, Ntoi atingiu o ciclo do quinto cartão amarelo e vai cumprir um jogo de suspensão, surgindo Georgios Liavas e Tamas Nikitscher como opções para render o grego. O primeiro parte em vantagem por ter mais jogos e, por isso, mais rotinas. Omar Richards e Lobato recuperaram já de lesão e procuram agora adquirir ritmo competitivo para voltarem a ser chamado aos convocados por Sotiris Silaidopoulos.