A Jalen Blesa já só falta encher balões diante de candidatos ao título.  - Foto: Hugo Delgado/LUSA
A Jalen Blesa já só falta encher balões diante de candidatos ao título. - Foto: Hugo Delgado/LUSA

Rio Ave: Blesa e o balão verde à espera do FC Porto

Avançado chegou a Vila do Conde em janeiro e, em 2025/26, ainda apontou sete golos em 13 partidas, tornando-se numa referência ofensiva dos rioavistas. Falta-lhe agora um candidato ao título na lista de vítimas, que pode ser o... dragão, já no próximo sábado

Jalen Blesa é nome de goleador e o primeiro impacto do reforço de inverno contratado pelo Rio Ave ao Cesena (Itália) foi tremendo: sete golos em 13 jogos. A lista de vítimas incluiu Moreirense, Tondela, Estrela da Amadora (a quem bisou), Estoril, Alverca e Casa Pia.

Praticamente todos adversários diretos, ou que convinha abater, na luta pela permanência da qual o Rio Ave não escapou em 2025/26, saindo do aperto para terminar no 12.º lugar. Falta a caça grossa ao ponta de lança espanhol, que criou uma imagem de marca nas celebrações e conquistou os adeptos: sempre que fatura, enche um balão. De preferência, verde — uma das cores do Rio Ave.

Jalen Blesa a justificar créditos de goleador no Rio Ave - Foto: Estela Silva/LUSA
Jalen Blesa encheu sete vezes o balão, na época passada - Foto: Estela Silva/LUSA

Por ter chegado a meio do percurso da equipa de Sotiris Silaidopoulos, com a responsabilidade acrescida de estar à altura de outro grande goleador dos Arcos, Clayton, entretanto transferido para o Olympiakos, a amostra de Blesa diante dos grandes portugueses é relativamente curta. Não defrontou o Benfica e saiu derrotado dos duelos com o FC Porto — 1-0, no Dragão — e Sporting — 4-1, nos Arcos. Junta-se o SC Braga e o cenário não muda: na Pedreira, os guerreiros impuseram ordem no seu território, vencendo por 3-0. O desafio, na segunda vez que terá pela frente o FC Porto (no próximo sábado, às 20h15), é voltar a encher o balão verde e somar a primeira vitória perante um candidato ao título português.

Nascido em Barcelona, Jalen Blesa carrega um percurso pouco convencional. Filho de pais norte-americanos, cedo percebeu que o caminho para o futebol profissional podia ser tortuoso. Da formação em Espanha, passou pelo futebol inglês e por uma rota improvável que incluiu Kosovo, Roménia, Geórgia e Itália.

Foi no Kosovo, onde se sentia em casa e era muito acarinhado, que encontrou espaço para se afirmar. Marcou 14 golos em 40 jogos pelo Prishtina, depois de ter assinado dez em 14 partidas pelo Rahoveci, no segundo escalão. No emblema da capital, confirmou o dom: somou dez golos e cinco assistências em 33 partidas da liga, conquistou a Taça do Kosovo e a Supertaça, e ganhou a projeção que lhe abriria as portas do futebol romeno (em passagem episódica), georgiano e, depois, italiano.

No Universitatea Craiova e no Dínamo Batumi não encontrou a mesma estabilidade, mas o Cesena devolveu-lhe uma montra competitiva. Foi daí que o Rio Ave o resgatou — não sem concorrência pelo goleador. Para se antecipar ao Philadelphia Union, da MLS, os vila-condenses não hesitaram em perder o amor a cerca de 1,7 milhões de euros e prenderam-no com um contrato até 2030.

Mal teve tempo para mobilar a nova casa, mas não faltaram adereços no relvado: em março já levava cinco golos em sete jogos, assumindo-se como a nova referência ofensiva dos rioavistas.

Irá o FC Porto sentir essa marca de qualidade de Blesa? Se, no sábado, no relvado dos Arcos, virem um balão verde a encher, já conhecem a resposta. E o culpado.

João Tomé também falha FC Porto

Depois de o nosso jornal ter noticiado, nesta terça-feira, que Ryan Guilherme estará fora da receção aos azuis e brancos, sabe agora que João Tomé é outra das indisponibilidades, devido a uma mialgia de esforço que já o tinha afastado do encontro da primeira jornada diante do Gil Vicente (0-1).

O lateral-direito junta-se, assim, a Ryan Guilherme, Brandon Aguilera e Miszta no boletim clínico da Caravela. Quem também vai falhar o jogo de sábado é Ntoi, por ter sido expulso contra os galos.

A iniciar sessão com Google...