Ramiro Santos conquista medalha de bronze em torneio na Rússia
O pugilista Ramiro dos Santos, de apenas 17 anos, atleta da equipa Talentos de Luanda, foi o rosto do sucesso angolano, ao conquistar a medalha de bronze na categoria de -75 kg. O jovem atleta destacou a importância da primeira experiência competitiva fora do país para a exibição do talento nacional.
Sob a liderança de José da Conceição Saltavista, a comitiva angolana foi composta por três atletas que enfrentaram adversários de alto nível. Ramiro dos Santos (-75 kg), medalha de Bronze; Kelsson Miguel "Pitbull" (-81 kg), atleta da equipa da FAPADA. Apesar de não ter chegado ao pódio, destacou a sua resistência ao combater até ao terceiro round com um ritmo constante contra adversários mais experientes. Júnior Manuel (-63,5 kg), também fez a estreia em solo internacional, sublinhando que a experiência serviu de preparação crucial para os próximos compromissos.
O presidente da Federação Angolana de Boxe, Carlos Luís, enfatizou que o foco esteve sempre na preparação dos jovens atletas para os desafios que se avizinham. «O objetivo não estava na conquista de medalhas. Era apenas preparar esses jovens, porque são eles que vão representar a seleção sénior nos próximos anos», enfatizou
Para assinalar o regresso a Angola, a federação ofereceu um almoço de homenagem aos atletas na última terça-feira, reforçando o apoio ao desenvolvimento da modalidade.