José Neto - Foto: FPF
José Neto - Foto: FPF

José Neto: «Fomos campeões europeus, mas é algo que é passado»

Seleção Nacional sub-18 prepara arranque do Mundial sub-17

A Seleção Nacional sub-18 prosseguiu, este sábado, com a preparação no Qatar, tendo em vista o Campeonato do Mundo sub-17. A equipa das quinas realiza o segundo treino ao final da tarde, pelas 19.30 horas locais, mais três que em Portugal Continental, no centro de treinos de Al Erssal, em Doha. 

Em declarações ao Canal 11, José Neto falou sobre o estado de espírito do grupo de trabalho. 

«As emoções estão um pouco elevadas, a equipa acaba por estar um pouco ansiosa, mas entende que se trata de uma ansiedade positiva. Estamos confiantes nas nossas capacidades e acho que estamos preparados para fazer um bom torneio», referiu. 

A Seleção Nacional inicia a sua aventura no Grupo B, dia 3 de novembro, frente à Nova Caledônia.

«Eu olho para este jogo tal como vou encarar os outros três, a Nova Caledónia é uma seleção que também está neste Mundial por mérito próprio e sendo assim, temos de encarar o jogo de forma a respeitar o adversário ao máximo. Entramos sempre para vencer todos os jogos e tem de ser assim a nossa mentalidade. É preciso termos os pés bem assentes na terra, é verdade que fomos campeões europeus, mas é algo que é passado. É um torneio completamente novo e temos de ter essa humildade, que nos vai ajudar a conseguir as vitórias que queremos, para prosseguirmos na competição», afirmou, não esquecendo de onde veio. 

«São muitas emoções que passam pela cabeça, vim de Aljustrel, uma terra que é muito importante para mim, também tenho tido um percurso que acho que tem sido bastante bom, com experiências incríveis, que nunca pensei estar presente nelas. Acho que esse menino que começou em Aljustrel, acaba por estar orgulhoso deste menino que está agora no Qatar», acrescentou. 

Entre os dias 3 e 27 de novembro, as melhores 48 seleções do mundo reúnem-se no Qatar, divididas por 12 grupos, com as duas melhores posicionadas de cada agrupamento e os oito melhores terceiros classificados a avançarem para os 16 avos de final. 

Portugal entra em campo no grupo B, a 3 de novembro, frente à Nova Caledônia, para no dia 6 de novembro medir forças com Marrocos, num encontro entre os atuais campeões da Europa e de África. Os lusos terminam a fase inicial contra a seleção do Japão, no dia 9 de novembro.