Franceses venceram os alemães, por 2-0, numa partida que teve duas expulsões, duas lesões, um penálti e dois golos anulados. Doué e Dembélé marcaram, João Neves assistiu o primeiro e o segundo teve dedicatória para Diogo Jota. #DAZN

Portugueses do PSG à procura da temporada perfeita

Gonçalo Ramos, João Neves, Nuno Mendes e Vitinha podem conquistar todas as competições em que participaram esta temporada, a nível de clube e também Seleção Nacional

Foi uma temporada praticamente perfeita para os portugueses do PSG, mas que pode ser ainda melhor. Gonçalo Ramos, João Neves, Nuno Mendes e Vitinha conquistaram todos os títulos possíveis esta temporada, tanto a nível do clube como da Seleção Nacional, a Liga das Nações, mas a verdade é que 2024/25 ainda pode culminar com mais um troféu, o do Mundial de Clubes.

Tal como na temporada passada, os franceses voltaram a ganhar tudo em França: sagraram-se tetracampeões da Ligue 1 e em tempo recorde – ainda em março e a sete jornadas do fim -, conseguiram depois a dobradinha com nova conquista da Taça de França frente ao Reims (3-0), e nos primeiros dias de janeiro do ano ainda venceram a Supertaça de França diante do Mónaco (1-0), no Qatar, em Doha.

Porém, o grande objetivo era conquistar pela primeira vez na história do clube a Liga dos Campeões e, apesar do início muito fraco na fase de liga, estando até perto da eliminação, a fase a eliminar correu muito melhor e conseguiram o tão desejado triplete, apresentando um excelente futebol às ordens de Luis Enrique que afastou equipas como Liverpool, Aston Villa, Barcelona e Inter.

Agora, a missão é ser o primeiro vencedor deste novo Mundial de Clubes e estão a apenas dois jogos de o fazer. Os parisienses bateram o Bayern (2-0) num jogo de loucos e garantiram a presença nas meias-finais, mas têm pela frente outro dos favoritos no início da competição, o Real Madrid, que venceu o Dortmund (3-2) e também ambiciona estar na final.

Do outro lado está o Chelsea, que tem outros dois portugueses, Dário Essugo e Pedro Neto, mas só este último é que é internacional A, e que também conquistou a Liga das Nações. No entanto, o atacante não teve uma época tão positiva como os outros quatro compatriotas a nível de clube, apesar de vencer a Liga Conferência, mas fez parte da vitória na Liga das Nações.

João Neves e Vitinha têm feito parceria no meio-campo e são considerados indiscutíveis no onze do técnico espanhol, assim como Nuno Mendes, considerado já um dos melhores, se não o melhor, lateral do mundo. Apenas Gonçalo Ramos não tem tido tanto protagonismo, começando a maioria dos jogos no banco de suplentes, mas marcando muitas vezes quando entra. O ex-Sporting e o ex-FC Porto até estão a ser apontados à Bola de Ouro e a conquista do Mundial de Clubes pode ajudar nesse sentido, embora Dembélé possa ter uma ligeira vantagem, até enquanto avançado.

Na história do futebol, só há duas equipas que conseguiram conquistar seis troféus numa só temporada/ano: o Barcelona, de Pep Guardiola, em 2009, e o Bayern, de Hansi Flick, em 2020. Porém, o PSG, de Luis Enrique, não o pode fazer, porque a Taça da Liga francesa foi descontinuada em 2020.Por isso, só podem chegar aos cinco e esse feito já foi alcançado por mais equipas: Ajax, em 1996, e Real Madrid, em 2024, enquanto Manchester United, Al Ahly, Zamalek e Valletta (Malta) conseguiram-no por múltiplas vezes. Já o PSG… faltam apenas dois jogos para fazer história.