Portugueses arrasam marcas em Valência
Mariana Machado bateu a sua melhor marca nos 10km Valência, em Espanha, ao correr a distância em 30.58m, tornando-se a primeira portuguesa baixar dos 31 minutos, conforme elogiou a treinadora Sameiro Araújo.
O anterior registo da atleta bracarense estava fixado em 31.30, desde os Europeus de Estrada em abril, na Bélgica, e este domingo voltou a melhorar a marca em 32 segundos!
A Guerreira terminou a prova na 12.ª posição, o terceiro lugar a nível europeu. A vencedora foi a queniana Brenda Jepchirchir (29.25), mas a história do dia foi também outro recorde, o europeu, estabelecido pela britânica Eilish McColgan (30.08).
Também José Carlos Pinto esteve sensacional nos 10k Valência, com o 9.º lugar após 27.38, uma melhoria espetacular de 15 segundos em relação ao recorde nacional dos 10km, que também lhe pertencia desde outubro. O atleta português que acabou de assinar pelo Sporting não podia pedir melhor início de 2026.
Andreas Almgren acabou com o recorde europeu, marca que já lhe pertencia (26.53) desde o ano passado, e esta manhã o sueco tirou 8 segundos a um registo que já surpreendente, baixando-o para 26.45.
A prova espanhola 10K Valência Ibercaja é reconhecida internacionalmente como um dos eventos de estrada mais rápidos do mundo, com um percurso plano e condições ideais para a obtenção de grandes marcas.