Portugal estreia-se no Mundial de Vela
Portugal está na fase final do SSL Gold Cup, primeiro ’Mundial de Futebol’ de Vela, destinado aos barcos one design, SSL 47. A prova, que reúne 40 países, começa esta sexta-feira em Las Palmas, Gran Canaria, Espanha. A final da Star Sailors League (SSL) Gold Cup está marcada para 3 de dezembro.
A tripulação portuguesa qualificou-se para os 32 avos de final da competição, ao vencer um dos grupos do evento de qualificação (qualifying series), no Lago de Neuchâtel, Suíça, em junho de 2022, diante a Turquia, Chéquia e Bulgária.
Na ilha espanhola, onde competem cerca de 30 medalhados olímpicos, vencedores da America’s Cup e da The Ocean Race (regata à volta do mundo), campeões do mundo em diferentes classes, cada tripulação, entre 8 e 14 velejadores, não pode exceder o peso de 730 kg.
O barco luso terá a bordo Manuel Dantas, Tomás Barreto, Bernardo Plantier, Filipe Silva, Nuno Barreto, Renato Conde, Hugo Rocha e Afonso Domingos.
Após um sorteio à Liga dos Campeões, Portugal integra o grupo 2 ao lado da Estónia, Cuba e Chile. Os primeiros dois classificados de cada um dos quatro grupos de quatro seleções apuram-se para a ronda 16, a disputar de 16 a 20 de novembro, onde já estão qualificados, diretamente, seis países, critério replicado nos oitavos (de 21 a 25 do corrente mês) e quartos de final (27 de novembro a 1 de dezembro).
Brasil, EUA, Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha, Suíça e Polónia são algumas das 24 nações isentas da primeira fase a eliminar dos play-offs. As meias-finais decorrem a 2 de dezembro, véspera da atribuição do título de campeão mundial.