Portugal entra a perder na qualificação para Europeu feminino
A seleção portuguesa feminina de basquetebol entrou a perder na qualificação para o Europeu de 2027, tendo saído derrotada por 77-51 na visita a Belgrado, onde mediu forças com a Sérvia, este sábado.
As sérvias entraram mais fortes na partida e fecharam o primeiro parcial com uma vantagem considerável (23-12). No segundo quarto da partida, as comandadas de Ricardo Vasconcelos aproveitaram a oportunidade para conseguirem aproximar-se do marcador (13-19) e colocar a partida a apenas cinco pontos de diferença ao intervalo (36-31).
O equilíbrio manteve-se no regresso dos balneários, com o conjunto dos Balcãs a vencer apenas por quatro pontos (16-12) o terceiro parcial, mantendo em aberto o desfecho do encontro.
Porém, no último período (25-8), as linces permitiram que a Sérvia se adiantasse pouco a pouco, com grande eficácia de lançamentos debaixo do cesto (58% de dois pontos), e nem Sofia da Silva - melhor jogadora lusa no encontro, com 12 pontos, seis ressaltos, uma assistência e dois desarmes de lançamento - inverteu o rumo dos acontecimentos.
Para Portugal, o reencontro frente à Sérvia, depois de ter garantido diante da mesma seleção o inédito apuramento para o Europeu de 2025, não correu bem.
As sérvias lideram o grupo G, com quatro pontos em dois jogos (duas vitórias), depois de já terem batido a Islândia fora de casa, no único agrupamento composto por apenas três equipas. Na próxima terça-feira (18), Portugal recebe a Islândia no Barreiro, no seu segundo jogo da fase de qualificação rumo ao Europeu de 2027, que se vai disputar na Bélgica, Finlândia, Lituânia e Suécia.